Campanha “Orgulho de Carregar o Brasil”, da CarboFlix, busca atrair jovens e valorizar caminhoneiros

A campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” será lançada no dia 30 de junho, em São Paulo, data em que se comemora o Dia do Caminhoneiro. O movimento nacional tem como foco valorizar os caminhoneiros e atrair novas gerações para o transporte rodoviário de cargas, um setor vital para o funcionamento da economia brasileira.

Idealizada pela startup CarboFlix, a campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” busca resgatar o prestígio da profissão, muitas vezes esquecida apesar de sua centralidade no abastecimento de alimentos, medicamentos, combustíveis e produtos em todo o país.

Campanha “Orgulho de Carregar o Brasil”, da  CarboFlix, busca atrair jovens e valorizar caminhoneiros

De acordo com a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), a idade média dos motoristas autônomos no Brasil é de 46 anos. Em paralelo, a frota nacional tem, em média, 11 anos de uso, o que acende um alerta sobre a urgência da renovação, tanto de veículos quanto de profissionais.

“A campanha nasceu para dar visibilidade ao que muitas vezes passa despercebido: o caminhoneiro está no coração da economia brasileira. Precisamos valorizar isso, antes que seja tarde demais”, afirma Thelis Botelho, idealizador do projeto.

Mobilização e reconhecimento da profissão

A campanha “Orgulho de Carregar o Brasil” vai atuar em múltiplas frentes. Estão previstos vídeos nas redes sociais, conteúdos colaborativos com o influenciador Tiago Dionísio, além do apoio de pilotos da Fórmula Truck. Também serão divulgadas entrevistas com motoristas, materiais educativos e iniciativas de engajamento de empresas e lideranças do setor.

A proposta é mostrar a realidade da profissão, dar voz aos profissionais e reconectar a sociedade com quem move o país por quilômetros de estrada.

“Muita gente vê o caminhoneiro como um obstáculo na estrada, mas se esquece de quem está ali: um pai de família, um jovem batalhador, um profissional solitário em quilômetros de asfalto”, reforça Botelho.

Parcerias e engajamento do setor

A campanha conta com o apoio de marcas como Ambipar e Bradesco Vida e Previdência, que se somam ao movimento com o objetivo de valorizar a categoria, discutir melhores condições de trabalho e pensar soluções estruturais para o transporte rodoviário.

Além de sensibilizar a população, a iniciativa pretende mobilizar o setor empresarial para promover mudanças reais no cotidiano da categoria, incluindo benefícios, infraestrutura e políticas de apoio.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
ILOS 2025
Veja também em Caminhões
Nova linha Volvo FH 2026 estreia tecnologia I-Torque com até 3% de economia de combustível
Nova linha Volvo FH 2026 estreia tecnologia I-Torque com até 3% de economia de combustível
Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400 percorre 476 km até Curitiba sem recarga
Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 400 percorre 476 km até Curitiba sem recarga
Feira dos Cegonheiros destaca tecnologias em caminhões modernos na 25ª Expo de Transportes do ABCD
Daimler Truck conclui primeiro ano de testes com caminhões movidos a célula de combustível
Daimler Truck conclui primeiro ano de testes com caminhões movidos a célula de combustível
Aumento do biodiesel preocupa transporte rodoviário sobre durabilidade dos caminhões
Aumento do biodiesel preocupa transporte rodoviário sobre durabilidade dos caminhões
Nissan aposta em logística automotiva digital e sustentável para melhorar a experiência do cliente na América Latina
Nissan aposta em logística automotiva digital e sustentável para melhorar a experiência do cliente na América Latina

As mais lidas

01

Ipiranga e 3tentos integram base de distribuição e usina de biodiesel em Vera (MT)
Ipiranga e 3tentos integram base de distribuição e usina de biodiesel em Vera (MT)

02

Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025
Loggi divulga Mapa da Logística com tendências da Black Friday 2025

03

TMS EGS
Quando TMS e ERP não se comunicam, a operação sofre: a EGS Sistemas garante a integração total que sua transportadora precisa