A alemã BASF, mas especificamente sua divisão de tintas Suvinil, fechou parceria com a startup PATHFIND para otimização das suas rotas de abastecimento em todo o Brasil. Com a inflação anual dos preços da gasolina em cerca de 30% e do óleo diesel em mais de 50%, empresas buscam maneiras de minimizar o impacto do elevado custo de transporte em seus negócios. O processo se iniciou com uma simulação ainda em 2020 e no mês de junho foi concluído com sucesso o rollout de toda a operação no Brasil.
A Pathfind é uma startup que oferece um software que busca a otimização de rotas de transporte. A tecnologia é composta por dezenas de algoritmos, mais um sistema de mapas proprietário que analisa as melhores rotas para diminuir tempo e distância.
Segundo Antonio Wrobleski, conselheiro da Pathfind, o otimizador pode reduzir o consumo de combustível entre 15% e 25%. Wrobleski afirma que a empresa apresentou um crescimento anual de 150% em maio deste ano, contando com clientes como Heineken, Carrefour e BRF. “O otimizador da Pathfind diminui de 15 a 20% os custos logísticos de qualquer processo, as vantagens são crescentes já que outro diferencial do produto é o uso da inteligência artificial. Temos um software robusto, com 62 algoritmos e que é machine learning, ou seja, quanto mais ele é utilizado, mais ele aprende sobre suas rotas e consegue melhorar ainda mais o seu desempenho, gerando muito mais economia aos nossos clientes e parceiros”, finaliza Wrobleski.