A Azul, maior companhia aérea brasileira em número de voos e destinos atendidos, inaugurou 80 novas lojas da Azul Cargo Express, em 2024. Atualmente, a unidade de logística da empresa já conta com 340 postos de atendimento em mais de 5.000 municípios, espalhados estrategicamente por todo o Brasil, assim como no exterior. Se comparado com o ano passado, o crescimento dos pontos da unidade de negócio já ultrapassa 200%.
Um dos objetivos da unidade de negócios, além de expandir a marca, é de amplia aumentar a comodidade dos Clientes das regiões, agilizando os processos de coleta e entrega com lojas mais próximas, e assim promovendo crescimento contínuo da capilaridade dos serviços da Azul Cargo. A diversidade da frota de aeronaves e a amplitude da malha aérea da Azul, que atende 160 destinos pelo país, permitem que a Azul Cargo ofereça diversas soluções logísticas, desde distribuição para e-commerce com serviço “porta-porta” de entregas expressas até envio de encomendas críticas e cargas paletizadas.

“Somente neste ano, quando a Azul Cargo completou 15 anos de operações, já transportamos 111,5 mil toneladas de diversos tipos de mercadoria. Para o ano que vem, pretendemos crescer nossa presença em mais 15%, alcançando a marca de 400 novos pontos”, sinalizou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.
Brasil de ponta a ponta
Vale destacar que a Azul Cargo democratizou o acesso dos brasileiros ao e-commerce, já que as cargas transportadas via modal aéreo chegam 75% mais rápido que pelas estradas. Uma carga que sai de Porto Alegre, por exemplo, com destino ao Acre, levaria até 10 dias via terrestre – com a Cargo, a entrega é feita em menos de 4 dias.
Entre as principais lojas inauguradas este ano, a unidade de Holambra (SP), um dos maiores polos de cultivo de flores do país, é estratégica para a Azul Cargo, pois fortalece a logística do setor e contribui com o desenvolvimento econômico da região. Neste sentido, a Cargo instalou um ponto logístico no formato de container, no espaço Veiling, considerado o maior centro comercial de flores e plantas do Brasil.
“Holambra realiza leilões diários com a venda de milhões de unidades de flores e plantas, movimentando uma parte significativa da economia local. O container agilizou o transporte dessas mercadorias para diversos destinos, atendendo às demandas do mercado e garantindo a fluidez dos negócios. Em datas comemorativas, por exemplo, chegamos a entregar mais de 60 toneladas de flores”, destacou a gestora.
A Azul Cargo também expandiu para o Nordeste. A loja inaugurada em Caicó, no Rio Grande do Norte, liderou em faturamento, pois atende ao polo especializado na produção de bonés, que se tornou um importante centro industrial nacional. “A cidade mantém diversas fábricas que produzem e exportam para todo o território e exterior. Oferecemos, como diferencial, um serviço ágil e de qualidade para atender a esse crescente mercado, garantindo que os itens cheguem rapidamente aos seus milhares de destinos”, observou a diretora.
Presença internacional
O ano também marca uma década de operações da Azul Cargo nos Estados Unidos, conectando Campinas – principal hub da companhia no Brasil – a Fort Lauderdale (FLL) e Orlando (MCO), com números expressivos. Desde 2014, foram transportadas mais de 115 mil toneladas, em uma média de cerca de 1.001 toneladas por mês, consolidando a relevância da unidade de logística na conexão entre os dois países.
“Nossa estrutura logística nos permite conectar o Brasil ao exterior de forma única. Transportamos desde cargas essenciais para a indústria americana até itens inusitados e de alto valor, como Lagostas Vivas hibernadas, atum e peixe costeiro, vacinas e até Nióbio e Alumínio. Na mesma medida, trazemos itens importados para o Brasil. Essa capilaridade é o que nos diferencia e reforça nosso compromisso em conectar mercados, impulsionar negócios e atender às demandas dos Clientes com excelência”, destacou Izabel Reis.