A Ativa Logística, uma das maiores operadoras do setor de transporte e distribuição para os segmentos de saúde, beleza e bem-estar, anunciou um investimento de R$ 45 milhões em 2024 para ampliar sua frota. A aquisição de 83 novos veículos, das marcas Scania e Iveco, tem como objetivo reforçar as operações logísticas da empresa, especialmente no transporte farmacêutico com controle de temperatura.
Os novos caminhões vêm equipados com semirreboques da Librelato e sistemas de refrigeração da Thermo King, alinhados às exigências regulatórias e operacionais dos setores atendidos.

Veículos Euro 6 e sustentabilidade na logística
De acordo com Lacordaire Sant’Ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG, os caminhões seguem a norma Proconve L7, sendo dotados de tecnologia Euro 6, que reduz significativamente as emissões de poluentes. “Os veículos adquiridos possuem sistema Euro 6, com limites e padrões de emissões reduzidos”, afirmou.
Como resultado da adoção de práticas sustentáveis, a empresa evitou, em 2023, a emissão de 740 toneladas de CO₂, conforme registrado em seu Relatório de Sustentabilidade 2024.
Crescimento e estrutura operacional da Ativa Logística
Com uma frota atual superior a 1.880 veículos, a Ativa opera nos modais rodoviário e aéreo. Para atender à crescente demanda dos setores de higiene, beleza e farma, foi inaugurado, no primeiro semestre de 2024, um centro de distribuição em Barueri (SP). A unidade conta com sistema de automação sorter com dois quilômetros de esteiras, agilizando a separação e expedição de volumes.
A movimentação de cargas cresceu em 2024, totalizando 298 mil toneladas, o equivalente a 52 milhões de volumes entregues. Em 2023, a empresa havia movimentado 279 mil toneladas, com 50 milhões de volumes distribuídos em mais de 5.300 cidades brasileiras.
Planos de expansão e conformidade regulatória
Com 29 anos de atuação, a empresa segue em expansão. A partir de junho de 2025, estão previstos novos investimentos para ampliação de unidades em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
A Ativa Logística atua em conformidade com todas as normas da ANVISA para o transporte e armazenagem de medicamentos, mantendo farmacêuticos em todas as unidades para garantir monitoramento contínuo de temperatura. Segundo o presidente Clovis A. Gil, “os investimentos realizados são para atender o aumento da demanda da empresa em relação aos serviços de transporte das indústrias, distribuidores e varejistas, principalmente do setor farmacêutico”.