As solicitações de CAPTCHA são um mecanismo comum para as páginas da Web se protegerem contra atividades maliciosas e bots automatizados. Mas, mesmo sem ter nenhuma má intenção, alguns usuários se veem inundados por essas solicitações em todos os sites que visitam.
Se você está se perguntando por que isso ocorre, a resposta pode ser seu endereço IP.
O motivo de tantas solicitações de CAPTCHA
Quando um usuário está enfrentando um bombardeio de solicitações de CAPTCHA, geralmente a razão disso é que há algo de errado com seu endereço IP ou dispositivo.
No caso do endereço IP, a causa costuma ser que o usuário está utilizando servidores proxy ou VPNs gratuitas para se conectar à internet. Essas ferramentas são frequentemente sinalizadas como suspeitas ou associadas a atividades abusivas, o que resulta em um alerta por parte dos sites. Portanto, se o usuário utiliza esses serviços gratuitos, é provável que seu IP seja o motivo das solicitações de CAPTCHA em excesso.
Por outro lado, se o usuário não utiliza serviços gratuitos do tipo, a causa provável é o seu dispositivo. Nesse caso, é importante considerar a possibilidade de o aparelho ou a rede terem sido comprometidos. Muitos cibercriminosos se aproveitam de dispositivos vulneráveis e instalam programas maliciosos que realizam tarefas automatizadas em massa, resultando no surgimento de diversas solicitações de CAPTCHA.
O que fazer para resolver o problema?
Para resolver a questão, é importante identificar a fonte do problema.
Se o culpado for o seu endereço IP, a melhor opção é alterá-lo. “Mas como posso mudar meu IP?” Simples, utilizando uma VPN premium. Além de permitirem ao usuário alterar o seu endereço IP, esses serviços também oferecem uma ampla variedade de servidores, o que proporciona diversas opções de IP aos clientes e reduz a probabilidade de que esses servidores tenham sido sinalizados por abuso. Diferentemente das VPNs gratuitas, então, as opções pagas são ferramentas eficazes para diminuir a frequência das solicitações de CAPTCHA.
Agora, se o responsável pelo problema for o seu dispositivo ou a sua rede, é recomendado utilizar um bom antivírus e realizar uma varredura completa tanto nos seus aparelhos quanto no roteador, a fim de encontrar a origem do comprometimento, provavelmente causado por malware.
É importante garantir também que todas as suas máquinas, incluindo smartphones e outros dispositivos IoT, estejam atualizados com os últimos patches de segurança, para minimizar quaisquer vulnerabilidades. Do mais, é aconselhável ainda considerar uma solução adicional para proteger a rede contra possíveis invasões, como a instalação de firewalls ou mesmo de VPN.
As solicitações excessivas de CAPTCHA, deste modo, podem ser mais que apenas um inconveniente; elas podem ser um alerta de que algo não está certo com seu aparelho. Por isso, é importante prestar atenção e descobrir o motivo do problema. Afinal, apenas ao investigar a causa raiz e implementar as medidas apropriadas, como proteger os dispositivos e optar por serviços VPN premium, é que os usuários podem ter novamente uma experiência de navegação online tranquila e segura.









