APS contrata empresa que fará modelagem do túnel Santos-Guarujá

02/01/2024

A Autoridade Portuária de Santos (APS) dá a largada formal para as obras do túnel Santos-Guarujá, após a aprovação hoje (21/12), pelo seu Conselho de Administração (Consad), da contratação da Fundação Vanzolini para elaborar a modelagem jurídica e econômica do empreendimento, esperado há 98 anos. 

O presidente da APS, Anderson Pomini, ressaltou que após meses de debates para o aperfeiçoamento do projeto, finalmente foi dada a largada para a obra, depois de 18 reuniões envolvendo as prefeituras de Santos e Guarujá, a comunidade portuária e a população regional. “Nessas reuniões, conseguimos chegar a um consenso sobre o traçado do túnel, que evitará desapropriações e tornará possível cumprirmos um cronograma que prevê lançamento do edital em 2024, início da obra entre 2024 e 2025, e conclusão entre 2028/2029”, afirmou Pomini. 

A contratação da consultoria para a modelagem das obras do túnel é importante porque garantirá segurança ao empreendimento, que já está inscrito no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Atendemos, assim, ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e ao presidente Lula, que querem rapidez nesta obra prioritária para o Brasil, uma vez que o Porto de Santos é responsável por 30% da corrente comercial do País com o mundo”, concluiu o presidente da APS. 

A Fundação Vanzolini é uma organização sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do departamento de Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo (Poli-USP), para melhorar a efetividade do processo de desenvolvimento sustentável do Brasil. 

Há mais de 50 anos, a Fundação desenvolve, aplica e dissemina novos conhecimentos da Engenharia no cotidiano de pessoas, empresas, instituições e governos, contribuindo na resolução de problemas econômicos, ambientais, técnicos e sociais no Brasil e no exterior. 

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado