Ao completar 20 anos no país, Iveco investe em novos produtos e no fortalecimento da rede

19/05/2016

Prestes a completar 20 anos no país, a Iveco (Fone: 0800 702.3443) está investindo em um “movimento pela excelência”, com novos produtos, fortalecimento da rede e do pós-venda e aportes contínuos no complexo de Sete Lagoas, MG. “A ideia é aprimorar o que já temos de bom e reforçar pontos-chaves dessa engrenagem”, afirma Marco Borba, vice-presidente para a América Latina.
As bases para essa iniciativa ganharam força em 2014, com o início do investimento de R$ 650 milhões, que serão aplicados até o final do ano em localização de componentes, no aperfeiçoamento contínuo dos processos industriais e em pesquisas, entre outros setores. Um bom exemplo disso é o Campo de Provas da marca, inaugurado em 2015, onde cerca de 450 veículos enfrentaram testes de resistência e durabilidade.

Agora, o objetivo é contar com um portfólio que priorize a produtividade, sem deixar de lado a alta tecnologia. “É fundamental tornar os modelos ferramentas que atendam aos anseios e às necessidades do cliente”, destaca Ricardo Barion, diretor de marketing para a América Latina.

Pensando nisso, o portfólio 2016/2017 apresenta novidades. Na família Daily, a versão 40S14 tem como objetivo atender os clientes em regiões fora das zonas de restrição e, até mesmo, em cidades que restringem a circulação de veículos acima de quatro toneladas. Já a linha Tector passa a contar com novas opções. O 170E21 tem como principal novidade o motor de quatro cilindros, que oferece mais torque e agilidade nas operações urbanas, segundo a empresa. A versão 240E30 6X2 conta com o novo motor de seis cilindros e 300 cv de potência. O Tector 310E30 8X2 possui o quarto eixo direcional e capacidade de carga de seis toneladas. Nos pesados, o Stralis 440 e os Hi-Ways 440 e 480 receberam adequações no powertrain.

Dando sequência ao desenvolvimento de modelos customizados, a Iveco apresenta os primeiros caminhões do programa de veículos especiais. São eles o Tector Coleta 170E28, voltado para o trabalho de coleta de resíduos sólidos, que tem como diferenciais de fábrica tração 6×2 com eixo “Pusher” e entre-eixos específico, e o Tector Construção 260E30, utilizado na construção civil, que recebeu equipamento com tomada de força (REPTO), pneus de uso misto e reservatório de ar adicional para pressurização da água da betoneira, entre outros itens.

Com relação à rede de atendimento, a montadora inaugurou, recentemente, duas novas concessionárias, a Autoviva, em Vitória, ES, e a Socel, em Natal, RN. Atualmente, são 79 revendas distribuídas pelo Brasil. Pensando no incremento da capacitação da equipe, a Iveco realizou em 2015 treinamentos nas áreas comerciais e técnicas que totalizaram 3.362 horas.

Destaque para o programa de revisão com preço fixo, lançado para facilitar o planejamento do cliente e reduzir o custo da manutenção. A nova estratégia consiste em oferecer aos motoristas que possuem veículos Daily, Tector e Stralis, uma tabela de preços para as revisões de 10 a 120 mil quilômetros. O grande diferencial está no valor, em média 10% menor do que o encontrado no mercado.

Outra novidade é o lançamento de uma linha de componentes para veículos fora da garantia. A nova gama, conhecida como “Nex Pro”, é composta por peças originais homologadas pelos engenheiros da montadora, com a vantagem de ter preços praticados no mercado alternativo. “Para marcar esse momento, a Iveco anuncia uma nova identidade e um novo posicionamento no mercado, como resultado de uma pesquisa com mais de 500 pessoas, caminhoneiros, frotistas, público interno e concessionários”, completa Borba.

O vice-presidente fez questão de ressaltar que a empresa está com o pé no acelerador, ou seja, seguindo o planejado, sem quaisquer alterações em virtude da atual situação econômica. “Claro que estamos preocupados, não vivemos o patamar adequado para o mercado brasileiro, mas o setor vai voltar a crescer, e estaremos preparados para o momento da retomada”, diz.

Posicionamento
“Iveco: carregada de potência”. Com o novo slogan, a montadora pretende traduzir seus dois principais atributos: força e potência. Barion explica que a palavra “carregada” reflete sua capacidade de resposta ao mercado e abrange todas as frentes de atuação da marca, além de ser “carregada” de soluções, de talentos e de dedicação. “Já o termo ‘potência’ manifesta a força e o empenho em estar sempre à frente e na busca pela competitividade”, complementa.

De acordo com o diretor de marketing, em momentos desafiadores como o que o país vive, é necessário se reinventar. “O segmento de veículos comerciais no Brasil é muito amplo e apresenta uma enorme possibilidade de crescimento, o que exigiu uma abordagem à altura da marca. O objetivo é melhorar ainda mais o que já temos de bom e reforçar pontos-chaves para continuar fazendo da Iveco uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do país”, salienta.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg