A Sergomel, fabricante de equipamentos voltados ao transporte rodoviário, canavieiro e florestal, apresentou ao mercado o Super Bitrem florestal, desenvolvido especificamente para o transporte de cargas pesadas e volumosas, como a madeira. A solução atende às demandas operacionais do setor florestal, que exige elevada capacidade de carga, eficiência logística e conformidade com normas de segurança.
Segundo Vagner Gomes, diretor comercial da empresa, o uso de implementos adequados é decisivo para a produtividade das operações florestais. “Os Bitrens são veículos utilizados na indústria florestal, possuindo características específicas que os diferenciam em termos de capacidade de carga, manobrabilidade e segurança”, explica. Nesse contexto, o Super Bitrem florestal foi projetado para ampliar o desempenho operacional sem extrapolar os limites legais de peso.

Ainda de acordo com o executivo, o equipamento proporciona ganho logístico associado a quatro fatores principais. O primeiro deles está na composição do veículo, um bitrem de 9 eixos, com capacidade para transportar PBTC de 74 toneladas, formado por dois semirreboques. Essa configuração, conforme detalhado, contribui para a redução de custos relacionados a emplacamento, componentes e manutenção, além de impactar o custo de aquisição.
O segundo fator está relacionado ao desenho do chassi. A partir de estudos técnicos e de um processo contínuo de melhoria de projetos, a Sergomel desenvolveu um chassi com longarinas robustas, ao mesmo tempo esbeltas e seguras. Esse conjunto estrutural busca garantir confiabilidade e segurança, além de contribuir para a redução do centro de gravidade da composição, aspecto relevante para a estabilidade no transporte de cargas florestais.
Já o terceiro ponto destacado é a suspensão rebaixada, que proporciona um ganho aproximado de 30% no volume útil transportado. Esse aumento favorece a eficiência da operação, especialmente em trajetos recorrentes entre áreas de produção florestal e unidades industriais.
O quarto fator citado por Gomes é a utilização de aço de alta resistência. Desde 2004, a Sergomel emprega esse material sueco em equipamentos do segmento canavieiro. Todo o know-how acumulado, assim como os ganhos produtivos e tecnológicos, foram aplicados ao desenvolvimento do Super Bitrem florestal, permitindo a redução da tara das composições e, consequentemente, o aumento do volume de carga transportada dentro do PBT legal.
Com cerca de 50 anos de atuação, a empresa afirma desenvolver equipamentos voltados a diferentes necessidades do setor florestal. “De alta tecnologia, esses equipamentos seguem, à risca, todas as normas de segurança, acrescidos de um rigoroso sistema de qualidade. O resultado é conferir ao mercado, equipamentos com ganho logístico na performance produtiva, redução de custos operacionais e de manutenção, com aumento do tempo de vida útil do equipamento e da capacidade volumétrica”, conclui Gomes.









