O Grupo Martins adquiriu 19 caminhões extrapesados Mercedes-Benz Actros 2045 e um semipesado Atego 1719, ampliando sua frota utilizada nas operações de transferência entre centros de armazenamento e distribuição. A empresa, considerada um dos principais atacadistas distribuidores do país, realizou a compra após um processo detalhado de avaliação de modelos disponíveis no mercado.
A negociação dos 20 veículos foi conduzida pelo concessionário Ingá Veículos, de Uberlândia, cidade onde o Grupo Martins foi fundado. O processo ocorreu em parceria com a ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), que mantêm condições especiais para empresas associadas. A Ingá Veículos disponibilizou um truck test para demonstração das características operacionais do Actros 2045.
O CEO do Grupo Martins, Rubens Batista, afirmou: “Após um criterioso processo de cotação e comparativo de marcas da mesma categoria, optamos pela Mercedes-Benz. Os veículos demonstraram ótimo equilíbrio entre potência, conforto e tecnologia embarcada, refletindo em menor custo operacional e alta satisfação dos nossos motoristas”.

Critérios de escolha e análise de TCO
Rubens Batista também destacou que “a escolha foi fundamentada na análise do TCO (Custo Total de Propriedade), que apresentou resultados bastante competitivos, considerando aquisição, consumo, manutenção e também o valor de revenda dos veículos após a sua depreciação. Avaliamos o desempenho dos caminhões como consistente e alinhado às nossas metas de eficiência logística, integrando rotas estratégicas de distribuição e transferência”.
A frota total da empresa ultrapassa 400 caminhões, cerca da metade da marca Mercedes-Benz, e atende operações em Uberlândia, Camaçari, Hidrolândia, João Pessoa, Manaus e Cajamar.
Relação de cinco décadas com a Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz e o Grupo Martins mantêm uma relação comercial de aproximadamente cinco décadas, com uso contínuo de caminhões da marca nas operações da empresa. Segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente da montadora, a fornecedora busca atender demandas específicas do cliente, como nas atuais entregas de modelos Actros e Atego. Ele destaca atributos apontados como relevantes para as operações, incluindo robustez, produtividade e disponibilidade, além de itens de tecnologia, conforto e segurança. Júlio Locatelli, gerente regional do Grupo Ingá, reforçou a proximidade com o Grupo Martins e afirma que a concessionária disponibilizou veículos para testes quando surgiu a necessidade de aquisição de novos caminhões.
Novidades dos modelos
A Mercedes-Benz passa a oferecer suspensão metálica nos caminhões Actros Evolution 2045, 2548 6×2 e 2553 6×2. O sistema utiliza molas trapezoidais com balancim e suspensor do terceiro eixo, solução indicada para operações mais severas e que priorizam estabilidade e resistência. Esses modelos continuam disponíveis também com suspensão pneumática, permitindo a escolha conforme o tipo de operação.
O Atego 1719 é ofertado em diferentes versões para atender necessidades distintas. A versão plataforma aceita vários tipos de implementos para aplicações urbanas e curtas distâncias. A versão para bebidas vem preparada de fábrica para receber carroçaria rebaixada. O Atego 1719 K é configurado para uso como basculante, adequado a pequenos serviços da construção civil. Já o Atego 1719 Full Air recebe suspensão pneumática nos dois eixos, indicada para o transporte de cargas frágeis e sensíveis, com possibilidade de rebaixamento para facilitar o acesso à carga durante entregas.









