A DP World anunciou a assinatura de contratos de longo prazo com a Maersk e a Hapag-Lloyd para ampliar a movimentação de carnes destinadas a países islâmicos por meio de seu terminal no Porto de Santos (SP). A iniciativa reforça a presença da companhia no transporte de cargas frigorificadas (reefer) e visa aumentar a participação do terminal santista nas exportações brasileiras de proteínas animais.
Segundo o CEO da DP World, Fabio Siccherino (foto), os contratos iniciam a operação desses dois grandes armadores no terminal. Ambos são líderes no transporte de contêineres frigorificados e possuem forte atuação em rotas voltadas para mercados muçulmanos. “Fechamos dois contratos […], um deles [com a Hapag-Lloyd e outro] com a Maersk, que é um dos líderes nas exportações de cargas reefer”, afirmou Siccherino durante o Global Halal Brazil Business Forum 2025, realizado em São Paulo.
O executivo destacou que “[esses] armadores possuem uma frota de contêineres reefer mais voltada para atender esses países [muçulmanos] e não operavam até então no terminal da DP World [em Santos]”. Ele também explicou que a companhia está discutindo com seus acionistas em Dubai a infraestrutura mais adequada e competitiva para fortalecer as exportações brasileiras aos países islâmicos, em parceria com Maersk e Hapag-Lloyd.

Exportações de carnes halal e o papel do Porto de Santos
O Porto de Santos ocupa atualmente a terceira posição entre os terminais mais utilizados pelos frigoríficos brasileiros, atrás apenas de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC). De acordo com Siccherino, o principal desafio é consolidar Santos como um porto mais atrativo e competitivo para o comércio entre o Brasil e os países islâmicos, ampliando a conectividade com as rotas preferidas pelos exportadores.
Com os novos contratos, a DP World espera oferecer uma alternativa logística estratégica aos exportadores de proteínas, acompanhando o avanço das exportações de carnes halal. Segundo dados da plataforma ComexStat, em 2024 as exportações de carne bovina cresceram 21,81%, alcançando US$ 12,73 bilhões, enquanto as de frango aumentaram 1,22%, totalizando US$ 9,08 bilhões.
Crescimento do comércio com países islâmicos
Os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica (OCI) têm ampliado expressivamente suas importações de carne brasileira. Em 2024, representaram 17,25% das receitas totais de carne bovina (US$ 2,20 bilhões), com um crescimento de 68,87% em relação ao ano anterior. No caso do frango, os países muçulmanos responderam por 42,73% das receitas, o equivalente a US$ 3,88 bilhões, com alta de 9,6% apenas em 2024.
Siccherino destacou que esse desempenho demonstra o potencial do comércio halal para impulsionar a cooperação entre o Brasil e o mundo islâmico. “O Brasil precisa ter um sistema fluido para receber investimentos estrangeiros e […] materializá-los. A gente quer o Brasil aumentando a sua participação no comércio internacional”, afirmou.
Investimentos e capacidade operacional da DP World
A DP World opera há doze anos no Porto de Santos e já investiu mais de R$ 3 bilhões em infraestrutura. O terminal tem capacidade para movimentar 1,4 milhão de TEUs (contêineres de 20 pés) e 5 milhões de toneladas de celulose por ano, o que reforça sua relevância no comércio exterior brasileiro.
O Global Halal Brazil Business Forum 2025, onde o anúncio foi feito, é organizado pela Câmara Árabe-Brasileira e pela Fambras Halal, e conta com o patrocínio de empresas como MBRF, Modon, Seara Alimentos, Eco Halal, Emirates, Grupo MHE9, Prime Company, Carapreta Carnes Nobres e SGS.









