A Fretebras, maior marketplace de fretes da América Latina e segunda maior do mundo, anuncia o lançamento do Chat Fretebras, sistema de comunicação que tem como objetivo reduzir em até 80% os golpes e fraudes no transporte rodoviário de cargas. A ferramenta também promete maior eficiência, aumentando a velocidade nas negociações e contratações de motoristas.
Seguindo exemplos de grandes players digitais, como Mercado Livre e Amazon, a Fretebras passa a concentrar as conversas entre caminhoneiros e empresas dentro de sua própria plataforma. Antes, muitas negociações eram realizadas por aplicativos externos, como o WhatsApp, o que dificultava o controle e a prevenção contra fraudes.

Segundo a empresa, cerca de 85% das denúncias envolvendo o nome da Fretebras, como roubos ou furtos, ocorreram fora do ecossistema da plataforma. “Agora o fraudador não conseguirá se passar por um motorista para roubar uma carga porque as conversas serão em nosso chat interno, ou seja, será um motorista realmente cadastrado na plataforma e aprovado por nós falando com a empresa transportadora que também já foi verificada”, explica Federico Vega, CEO da Fretebras.
Combate ao roubo de cargas
O lançamento do chat surge em um contexto em que o roubo de cargas gera prejuízos anuais de mais de R$ 1,2 bilhão, segundo dados da NTC&Logística. Em 2024, foram registradas mais de 10 mil ocorrências desse tipo no Brasil, impactando empresas, caminhoneiros e consumidores finais.
Atualmente, mais de 13 mil transportadoras já têm acesso ao novo sistema, com expectativa de liberação para todos os clientes e parceiros até novembro deste ano. “Apesar dessa tecnologia não ser novidade, é algo totalmente disruptivo para o setor de transporte rodoviário de cargas, já que muda a dinâmica do dia a dia dos operadores de carga para contratarem motoristas com mais segurança, evitando fraudes no processo”, afirma Vega.
Segurança e eficiência no transporte rodoviário
Além de reforçar a segurança, o Chat Fretebras traz ganhos de eficiência, permitindo compartilhamento simplificado de documentação, gerenciamento de risco já pré-aprovado do motorista e acesso à sua localização em tempo real. Isso torna as negociações mais rápidas, ampliando a possibilidade de contratações mensais de caminhoneiros.
“São mais de 20 milhões de cargas anunciadas por ano na Fretebras. Se todas essas forem negociadas via chat teremos uma redução com prejuízos de roubos de cargas enorme, contribuindo para a economia brasileira como um todo, evitando que o preço do frete aumente para o consumidor final, além de movimentar um volume maior de mercadorias nas rodovias do país”, acrescenta Vega.
Benefícios ao caminhoneiro
Os caminhoneiros também são beneficiados pela iniciativa. Ao negociar dentro do ambiente do aplicativo, podem ter maior segurança contra assaltos e sequestros, além de contar com garantias adicionais. A Fretebras assegura o pagamento do saldo do frete em caso de calote da empresa contratante, aplicando ainda o bloqueio do usuário infrator na plataforma.
A taxa de segurança da Fretebras alcançou 99% em 2024. Com o novo sistema de comunicação, a expectativa é que todas as negociações passem a ocorrer dentro do chat, fortalecendo a proteção dos usuários e reduzindo ainda mais as ocorrências de fraudes no transporte rodoviário de cargas.









