A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) acaba de lançar na América Latina sua nova geração de caminhões articulados A45 e A50, modelos que trazem avanços em tecnologia, segurança e desempenho operacional. O A45 será produzido na fábrica da Volvo em Pederneiras (SP), enquanto o A50 será importado da Suécia.
Ambos os modelos, recentemente apresentados na Europa, estreiam no continente com atualizações que refletem o compromisso da marca com eficiência e segurança em aplicações severas como mineração, construção pesada e pedreiras.
Segundo Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina, “os novos modelos trazem recursos ainda mais avançados, que garantem máxima produtividade em operações severas”.

Caminhões articulados A45 e A50 recebem nova transmissão e mais tecnologia
A nova geração incorpora transmissão Volvo reforçada, que oferece maior suavidade e durabilidade. O modelo A50 traz ainda suspensão totalmente hidráulica, resultando em maior estabilidade e velocidade, o que reduz os tempos de ciclo e os custos operacionais por hora.
Entre os recursos embarcados, destaca-se o Volvo Dynamic Drive, que adapta a pré-seleção de marchas às condições do terreno, além do sistema Terrain Memory, que identifica e memoriza trechos escorregadios, ativando automaticamente modos de tração e bloqueio de diferencial.
De acordo com Guilherme Ferreira, gerente de suporte a vendas da Volvo CE, “os novos A45 e A50 trazem uma nova transmissão Volvo, ainda mais eficiente e reforçada, que também garante uma condução mais suave”.
Cabine mais segura e confortável, com operação intuitiva
O projeto da cabine foi redesenhado para aumentar o conforto e a visibilidade. Painéis redesenhados e maior área envidraçada oferecem melhor campo de visão. Câmeras traseiras e frontais, integradas ao sistema Volvo Integrated Co-Pilot, aumentam ainda mais a segurança operacional.
O ambiente de operação foi otimizado com dois monitores, sendo um painel de instrumentos dinâmico e um display interativo com funções como controle de mídia, ar-condicionado, status da máquina e câmeras.
A porta de acesso em nova posição, acompanhada de corrimãos laterais e iluminação em escadas, facilita o embarque e desembarque. Os novos pontos de ancoragem de cintos atendem normas como OSHA (EUA) e WorkSafeBC (Europa).
Os modelos A45 e A50 foram projetados para facilitar a manutenção, com intervalos de engraxamento estendidos e menor consumo de fluidos. Segundo a Volvo, a manutenção simplificada pode gerar economia de até 6% nos custos de serviço ao longo de 12 mil horas de operação.
Serviços inteligentes otimizam o desempenho em campo
A Volvo CE também oferece serviços digitais integrados que aumentam a disponibilidade das máquinas. O sistema Haul Assist monitora a carga em tempo real, enquanto o Connected Map permite rastrear a localização dos equipamentos em operação. Já o CareTrack, sistema de telemetria, auxilia na gestão preventiva e no controle de custos.
Prontos para atualizações futuras
Os novos caminhões articulados da Volvo foram construídos com nova arquitetura eletrônica, o que permite a incorporação de atualizações futuras e novos recursos. Isso garante que os equipamentos permaneçam atualizados ao longo do tempo, acompanhando as demandas tecnológicas do setor.









