A DB Schenker, especializada em soluções logísticas, fechou um acordo com a Mercedes-Benz para o fornecimento de 13.000 toneladas de Combustível de Aviação Sustentável, o SAF (Sustainable Aviation Fuel). É o maior pedido do gênero já realizado por um cliente da empresa de logística.
A medida resultará na redução de 40.000 toneladas de emissões globais de CO₂. O biocombustível será utilizado nos embarques de cargas aéreas de Frankfurt para Pequim e Xangai, contribuindo com a estratégia de descarbonização da fabricante de automóveis. A DB Schenker, por sua vez, garante o uso exclusivo de biocombustível certificado, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade.

“Alcançar a neutralidade de carbono é uma jornada de longo prazo. Este acordo de biocombustível com a Mercedes-Benz estabelece uma nova referência de sustentabilidade no setor. Ao trabalharmos juntos, estamos reduzindo ativamente as emissões nas cadeias de suprimentos intercontinentais e esperamos que mais clientes sigam este exemplo”, ressalta Thorsten Meincke, membro do Conselho Global de Frete Aéreo e Marítimo da DB Schenker.
A DB Schenker e a Mercedes-Benz mantêm uma parceria sólida há muitas décadas. A colaboração abrange vários modais de transporte, incluindo terrestre, aéreo e marítimo, assim como a gestão de armazéns. Quando a DB Schenker lançou o primeiro voo de carga regular do mundo coberto por SAF, em 2021, a Mercedes-Benz estava entre os primeiros clientes.
Apesar de não eliminar totalmente as emissões do transporte aéreo, o SAF é uma alternativa eficiente ao combustível fóssil. Produzido a partir de resíduos como o óleo de fritura usado, o SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida numa média de 80% em comparação ao combustível fóssil. “Como parte da nossa ‘Ambição 2039’, queremos reduzir as emissões de CO₂ na logística em 60% em comparação a 2021. A utilização de SAF no transporte aéreo é um passo essencial nesse caminho. Junto com a DB Schenker vamos alcançar mais um marco significativo em nossos esforços por uma logística sustentável”, explica Elke Pusskeiler, diretora da Gestão da Cadeia de Fornecimento da Mercedes-Benz AG.









