Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Rodojunior irá restaurar Volvo FH12 380 e carreta Randon Mercosul da Rodoviário Michelon

Um importante capítulo da história do transporte rodoviário de cargas brasileiro e latino-americano será completamente restaurado e preservado. A Rodojunior Transportes e Logística Ltda, empresa com sede em Rio Verde (GO) e que em breve completará 25 anos de atuação no setor, assumiu a restauração de um dos conjuntos mais icônicos da Rodoviário Michelon, um Volvo FH12 380 combinado com um semirreboque frigorífico Randon Mercosul.

Amigo pessoal e admirador do Sr. Ladair Michelon, um dos sócios-fundadores da transportadora gaúcha, Eliseu Marques Junior, proprietário da Rodojunior, recebeu oficialmente o conjunto na última sexta-feira, 07 de março, em São Marcos (RS). Na mesma data, também foi realizada uma doação para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município gaúcho, como parte do acordo envolvendo os transportadores.

A cerimônia de transferência de propriedade do conjunto também foi marcada por um misto entre a modernidade e o clássico. O embarque e transporte do cavalo mecânico e do semirreboque foi realizado por um Volvo FH 540 Série 30 anos e por um Volvo FH 540 Top Class X. O destino final? Rio Verde (GO), onde todo o processo de restauração será acompanhado de perto por Eliseu Marques Junior. Todos os detalhes serão mantidos, preservando assim toda a originalidade do conjunto.

O icônico conjunto da Rodoviário Michelon

A história de um dos mais importantes veículos que fizeram parte da frota da Rodoviário Michelon, começa em 1994, quando o Volvo FH12 380 chegou ao Brasil, importado diretamente da Suécia. Considerado o caminhão mais moderno do mundo na época, o extrapesado trazia sob a cabine construída em aço de alta resistência, o revolucionário motor D12 de 380 cv. Naquele ano, o extrapesado também conquistou o renomado prêmio “International Truck of the year” – o caminhão do ano no mercado internacional.

Já o semirreboque é resultado de uma importante parceria de desenvolvimento entre a própria Rodoviário Michelon e as Indústrias Randon, em 1996. Idealizado pelo próprio Sr. Ladair Michelon, o semirreboque revolucionou o transporte rodoviário de cargas com temperaturas controladas na América Latina, ao proporcionar um aumento de até 50% no volume de carga transportada. O sucesso foi tão grande, que a configuração se tornou um padrão nas operações de transporte internacional pelo continente.

O processo de desenvolvimento da carreta é um dos destaques no livro “Ladair Michelon, o homem que comprou o primeiro caminhão Scania fabricado no Brasil”, publicado em 2022 e escrito por Dimas Barbosa Araujo. A segunda edição da obra está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2025.

Como parte importante da frota da Rodoviário Michelon, o conjunto operou por vários anos em rotas do Mercosul. Entretanto, ficou parado na aduana de Uruguaiana (RS) por quase 20 anos, devido a burocracias fiscais. Fundada em 1934, a transportadora gaúcha se tornou uma das maiores do Brasil e chegou a contar com cerca de 800 caminhões na frota. A empresa encerrou as atividades em meados dos anos 2000.

A coleção de caminhões Volvo mais exclusiva no mundo

Após a conclusão de todo o detalhado processo de restauração, o icônico conjunto que fez parte da frota da Rodoviário Michelon, será incorporado à coleção de caminhões da Rodojunior Transportes.

O icônico Volvo FH12 380 estará ao lado de outro importantes modelos da montadora sueca que já fazem parte da coleção, como, um Volvo FH série 25 anos, um Volvo FH série 30 anos, um Volvo NH 12 420 e um Volvo NL 10 340 Power, o primeiro caminhão da transportadora goiana. Reunidos, estes exemplares consagram a Rodojunior como proprietária de uma das coleções de caminhões Volvo mais exclusivas no mundo.

Compartilhe:
Savoy site
Veja também em Caminhões
Novas fontes de energia e venda de extrapesados ao agronegócio são as principais tendências no mercado de caminhões, aponta sócio-diretor da Mirow & Co
IVECO entrega unidades do S-eWay Fuel-Cell para a BMW, marcando o início do inovador projeto H2Haul, focado em hidrogênio
Números de vendas de caminhões animam transportadoras de veículos zero quilômetro

As mais lidas

Nada encontrado