Operação logística da Memphis é ampliada com suporte do WMS desenvolvido em GeneXus

A Memphis, companhia especializada na gestão logística de máquinas de adquirência, expandiu os setores de atuação, somando as indústrias fashion, de cosméticos e beleza ao seu portfólio. O crescimento  da sua base de clientes se deve à implementação de um WMS (Warehouse Management System) voltado especificamente para a Logística Reserva.

Apesar do setor de máquinas de adquirência ser o principal foco da Memphis em função da rastreabilidade e inventário, que são seus diferenciais, o sistema de gestão de armazéns utilizado pela empresa tem como característica a flexibilidade de adaptação, o que permitiu à Memphis explorar o setor varejista, que detém algumas complexidades que são plenamente atendidas pela solução, como os casos de fraude, por exemplo.

A solução de WMS, desenvolvida com tecnologia da GeneXus by Globant, empresa especializada em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da Inteligência Artificial, que foi implementada desde 2022,  proporcionou à Memphis um aumento de 40% na produtividade, impulsionando a eficiência e a automação na gestão de logística dos equipamentos. 

Neste setor foi possível alcançar resultados como a redução de 60% nos custos de recuperação de equipamentos dos clientes de máquinas de adquirência da Memphis. Além disso, cerca de 30% das máquinas devolvidas deixaram de ter a necessidade de envio à assistência técnica, graças à rastreabilidade aprimorada da plataforma.

Todo esse resultado corroborou para que novos setores tivessem interesse pela terceirização da Logística Reversa. E, com o aumento de escopo no atendimento da Memphis, a solução passou por uma recente integração visando a criação de interfaces interativas e responsivas, o que proporcionou uma navegação intuitiva e eliminou a necessidade de treinamentos extensivos.

“Com a GeneXus, conseguimos desenvolver uma solução 360°, que nos permite, por exemplo, acompanhar todas as etapas do processo de Logística Reversa, desde a conferência e análise dos produtos recebidos até sua requalificação. No caso das máquinas de adquirência, verificamos a parte estética e funcional dos dispositivos, encaminhamos os que necessitam de reparo para a assistência técnica e, após a devolução, os reintegramos ao estoque do cliente, abastecendo novamente a cadeia de vendas”, explica Eduardo Ribeiro, CEO da Memphis.

Além disso, Ribeiro destaca que avançou com o uso de mais ferramentas GeneXus para permitir que múltiplos desenvolvedores trabalhassem simultaneamente em um projeto, garantindo a publicação de versões de forma segura, além da integração contínua e rastreabilidade das mudanças do sistema. Outra medida foi adotar um módulo de segurança e controle de acesso para assegurar a proteção dos dados e a rastreabilidade completa das informações dentro do sistema.

Para os próximos meses, a Memphis está explorando a incorporação de Inteligência Artificial para aprimorar ainda mais seus processos, com aplicações que incluem análise automatizada de documentos, extração de dados financeiros e geração de insights gerenciais para otimização da cadeia logística. 

Para Ricardo Recchi, regional manager Brasil-Portugal da GeneXus by Globant , o uso do Low-Code permite o desenvolvimento de sistemas à prova de futuro. “Uma tecnologia eficiente prova seu diferencial quando assegura aos clientes uma evolução ágil, robusta e segura do sistema com a incorporação de novas funcionalidades que vão suportar o crescimento do negócio, assegurando a expansão da empresa enquanto o cliente se concentra apenas em seu negócio” , finaliza Recchi.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Case
Fadel Transportes impulsiona eficiência operacional e crescimento com soluções TOTVS
Projeto da Dalca Brasil visa a instalação de células robóticas de paletização em empresa de pastifícios
3TC Isolamento fornece produto tecnológico de ponta para controle do calor em galpão logístico no Grupo Santa Cruz Medicamentos, em Pernambuco
Cummins Drivetrain and Braking Systems adota solução da D2P para transformação de sua logística internacional
Giltner Logistics otimiza fluxo de pagamentos com integração entre Upwell e Descartes Aljex
Com novo desenho, DHL Supply Chain torna a logística reversa de eletroeletrônicos da Green Eletron mais eficiente

As mais lidas

01

Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente
Planejamento logístico anual: como alinhar dados, tecnologia e estratégia para um ano mais eficiente

02

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

03

Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste
Grupo Elfa inaugura Centro de Distribuição e amplia operação Dental no Sudeste