Volkswagen Caminhões e Ônibus capacita cerca de 250 profissionais do Sul Fluminense

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense ofereceram, em conjunto, mais de 30 mil horas de treinamento como montador para a comunidade. O objetivo é ampliar as oportunidades profissionais dos cerca de 250 alunos para aumentar sua competitividade em futuras contratações e assim também contribuir para melhorar ainda mais o Índice de Desenvolvimento Humano da região. Como resultado imediato, 10% dos beneficiados já foram contratados pelas empresas do Consórcio Modular da VWCO logo após concluírem a formação.

O curso atraiu em sua maioria mulheres, que representaram aproximadamente 70% da comunidade beneficiada. Houve turmas em Resende e em Volta Redonda, numa formação híbrida. A maior parte do treinamento foi presencial, voltado à imersão no mundo automotivo, com aulas tanto no sindicato quanto na fábrica da VWCO, totalizando 80 horas. Já o conteúdo mais teórico com disciplinas relacionadas à atuação profissional de forma mais ampla abrangeu 40 horas de aprendizado em ambiente virtual em plataformas de renome nacional.

“A iniciativa fortalece nosso papel como agente de transformação e reflete nosso compromisso em retribuir à comunidade por sua parceria ao longo desses quase 30 anos desde que nos instalamos em Resende, trazendo ainda mais desenvolvimento e renda para a região. Os participantes saem na frente em futuras oportunidades do mercado de trabalho, por já terem esses conhecimentos básicos, ao mesmo tempo em que também facilitamos o processo de contratação como um todo”, observa Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da VW Caminhões e Ônibus.

Além da predominância do gênero feminino, o processo seletivo considerou ainda a variedade de experiências, raças, gerações e todas as demais facetas e perspectivas da diversidade. Entre os participantes, envolveu até mesmo um venezuelano recém-chegado à região e pessoas sem qualquer vivência na área, independentemente de qualquer característica.

“Aprendi muito sobre o mundo da indústria, que eu desconhecia. Essa é uma bagagem que vou carregar para o resto da minha vida. Terminei o curso me sentindo preparada para trabalhar em qualquer grande empresa, mesmo aos 46 anos, tanto que já fui contratada em uma das empresas que participam da montagem dos caminhões e ônibus da Volkswagen. Hoje eu pude voltar a sonhar e a fazer planos como tentar fazer uma faculdade graças à essa oportunidade”, conta Amanda Pereira, que hoje é montadora na Kroschu, uma das empresas do Consórcio Modular que atua na fábrica da VWCO.

Para sua realização, além das empresas do Consórcio Modular, a iniciativa contou com a parceria das prefeituras de Resende e de Volta Redonda e do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. A oferta do curso está em linha com a proposta da VWTB Academy, ecossistema de educação e aprendizado da Volkswagen Caminhões e Ônibus que implementa programas de desenvolvimento contínuo para seus colaboradores e também abrangendo a comunidade, como o programa Dual Study, o Formare e a Co.De School.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Educação
Mercedes-Benz, Assobens e SENAI lançam academia para formação de técnicos de serviço em caminhões e ônibus
ABC Cargas realiza a VIII Academia do Motorista e reforça inovação e capacitação
Prazo para submissão de trabalhos acadêmicos no 2º Congresso Nacional Integra Portos é prorrogado
Hidrovias do Brasil e Unicamp impulsionam formação profissional para estudantes no setor de logística
IVECO e SENAI firmam parceria para a implantação da IVECO Academy em Belo Horizonte
Oficina de Manutenção de Material Rodante da VLI, em Divinópolis (MG), conta agora com um Pool de Laboratórios

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg