O Porto de Santos bateu novo recorde de movimentação de contêineres em 2024, rompendo a casa dos quatro milhões de TEU (twenty-foot equivalent unity, medida padrão do contêiner de 20 pés). Em toneladas, a movimentação também foi recorde, com 44,5 milhões de toneladas neste tipo de modalidade, entre janeiro e setembro deste ano.
O crescimento do movimento de contêineres no Porto de Santos foi de 15,8% em relação a 2023, quando o total foi de 3,5 milhões de TEU entre janeiro e setembro. Foram cerca de 1,2 milhão de unidades a mais que passaram pelo parque portuário santista no período.
Considerando a movimentação em toneladas, o aumento no ano foi de 21,6%. Em 2023, foram registradas 36,57 milhões de toneladas de carga nos contêineres, enquanto em 2024 já são 44,47 milhões.
“Os números não mentem e mostram que estamos no caminho certo, calibrando a expansão, com a boa qualidade dos serviços e o respeito às cidades do entorno”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, lembrando ainda a atenção dada ao caráter multipropósito do Porto de Santos e à geração de empregos.
As mercadorias em contêineres têm maior valor agregado que as transportadas a granel, entretanto, mesmo os produtos que partem – em sua maioria – a granel são beneficiados. Um exemplo é o açúcar, 2ª carga mais movimentada em Santos, da qual 12,5% foram embarcadas em contêineres (2,6 milhões num total de 20,8 milhões).
Considerando apenas o mês de setembro, também recorde, o aumento em relação a 2023 foi de 21,7%. Foram 483,6 mil TEU contra 397,5 mil no ano passado.
O Porto de Santos segue como principal porto da América do Sul, 43º do mundo em movimentação de contêineres e 2º da América Latina, abaixo no ranking apenas de Colón, no Canal do Panamá, onde 86% do movimento é de transbordo.