Jamef destina mais de 20 toneladas de resíduos à correta distribuição e investe em sustentabilidade

15/10/2024

A Jamef, uma das maiores empresas de transporte e logística do Brasil, divulga seu Relatório de Sustentabilidade, que apresenta informações sobre os destaques do ano anterior, modelo de negócio e cultura da empresa. Entre os dados, está a destinação adequada de mais de 20 toneladas de resíduos, feita em parceria com a Musa, empresa de coleta e gestão de resíduos.

Ao longo do ano, também foi feita a implantação do primeiro modelo de gestão de resíduos aterro zero na unidade de Osasco- SP, o que quer dizer que todos rejeitos orgânicos e recicláveis gerados nas áreas administrativas e do restaurante da unidade são destinados à compostagem, reciclagem ou incineração em um processo que gera energia limpa. Como resultado, a iniciativa gerou 2.108 kg de adubo orgânico, 18.473 kWh de combustível energético, economia de 34m³ em aterro sanitário e 13.202 kg CO2.

“Estamos empenhados em continuar promovendo práticas responsáveis em todas as nossas operações e a filial de Osasco se tornou uma referência. Reconhecemos a importância da sustentabilidade no negócio e temos um compromisso com iniciativas que promovem a eficiência energética, a redução de emissões e a gestão responsável de resíduos. É motivo de orgulho contribuir para um futuro cada vez mais sustentável”, afirma Sérgio Povoa, Diretor de Gente & Gestão na Jamef.

Outras iniciativas de sucesso

A Jamef trabalha de forma a garantir que todas as filiais atendam aos requisitos ambientais aplicáveis ao negócio, tendo como foco a prevenção da poluição e redução do impacto ambiental. Entre as principais medidas tomadas pela transportadora ao longo de 2023, estão:

  • Óleos e lubrificantes são regenerados, enquanto pneus são, em um primeiro momento regenerados e retornam para utilização, e posteriormente, devidamente destinados à disposição final;
  • Substituição integral de copos plásticos, que girava em torno de 3,5 unidades por ano;
  • O lavador de veículos da sede em São Paulo possui um sistema de captação de água da chuva, tratamento e reuso. Com dois reservatórios e uma estação de tratamento, o sistema é capaz de purificar 60 mil litros de água todos os dias. Esse número proporcionou uma redução de mais de 70% no consumo de água potável na lavagem da frota.

Responsabilidade socioambiental

Em 2023, a Jamef também desenvolveu iniciativas sociais que impactam positivamente as comunidades onde as filiais estão inseridas. Ao todo, foram realizadas as doações de mais de 338 cestas básicas, arrecadação de nove toneladas de alimentos, atendimento gratuito a mais de 3 mil pessoas no Mutirão de Catarata, apoio a associações por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Federal de Incentivo ao Esporte e distribuição, gratuita, de mais de 9 mil exemplares da Revista Autismo.

Expansão e investimentos

O relatório também aponta para o constante crescimento de uma das maiores empresas de logística e transporte do país: foram investidos mais de R$ 43 milhões na expansão de suas operações no último ano com a abertura de novas filiais em Natal (RN), Osasco (SP) e Brasília (DF). As rotas estratégicas oferecem ainda mais agilidade e segurança nas entregas e são um passo significativo para impulsionar o crescimento dos setores logístico e de transporte de cargas nessas regiões.

“Acreditamos que a verdadeira inovação vai além da tecnologia e inclui o impacto positivo que causamos no nosso entorno. Assim, nosso compromisso é transformar cada desafio em uma oportunidade para avançar em direção a um futuro mais sustentável. Lideramos pelo exemplo e mostramos que o crescimento e a responsabilidade ambiental podem e devem caminhar juntos”, conclui Povoa.

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