Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Sem cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Sem cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Sem cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Sem cookies para exibir.

Grupo Koch automatiza gestão de pátio com mais de 160 veículos diários através da Tempo Certo

26/09/2024

Considerado um dos maiores grupos varejistas do Brasil e o maior supermercadista catarinense, o Grupo Koch tem mais de 70 lojas e está presente em 36 cidades de Santa Catarina. Atua através da rede varejista Super Koch e a de atacados Komprão, visando encerrar 2024 com a marca de 80 lojas. Para manter o abastecimento de toda a rede, a companhia vem investindo em tecnologia e recentemente implantou um projeto de automação para a gestão de pátio, com a solução da Tempo Certo.

O projeto iniciou no centro de distribuição, em Tijucas, que tem mais de 50 mil metros quadrados e concentra toda a operação de hortifruti, frios e secos do grupo, com 80% do volume de pedidos passando pelo local. “Diariamente, recebemos em torno de 160 veículos diários e fazemos a expedição de cerca de 170 caminhões. Até então, todo o processo de agendamento das entregas/recebimentos dos produtos era feito através de planilhas, o que gerava gargalos, atrasos e falta de visibilidade quanto à agenda do pátio e produtividade das equipes”, explica o executivo de supply do Grupo Koch, Diogo Alexandre.

O profissional diz que a companhia buscava uma solução tecnológica que superasse esses problemas, com a estrutura necessária para suportar o crescimento previsto pela empresa, além de ser fácil de utilizar. “A Tempo Certo se mostrou uma solução ideal, por já ter uma plataforma pronta e robusta equiparada a grandes players, agilizando a implementação e os resultados”, detalha.

A partir da plataforma, o Grupo Koch unificou a gestão de agendamentos em um único ambiente, eliminando a necessidade de confirmações de datas para entrega via email ou WhatsApp. “Agora o fornecedor entra e faz a solicitação de agenda e a confirmação é automática. Com isso temos mais controle e dimensionamento da demanda diária do pátio. Com a visibilidade da agenda de recebimentos, organizamos de forma estratégica e por setores a rotina de entregas,  com metas direcionáveis de volume por departamento, mantendo o balanceamento do abastecimento, sem perda de tempo, atrasos ou perda de mercadoria no estoque”, explica Diogo.

A solução da Tempo Certo, integrada ao ERP do Koch, ainda permite a conferência antecipada da nota fiscal a partir do agendamento da entrega. Assim, qualquer erro de documentação é corrigido antes mesmo do caminhão sair para a entrega, mitigando atrasos ou demora de descarga no pátio, além de reduzir devoluções.

Segurança financeira e de acesso à companhia

“Agora temos uma gestão eficiente dentro dos agendamentos, inclusive com o fluxo de recebimento X financeiro, podendo equilibrar também o volume de pagamentos a partir do fluxo de pátio, sem sobrecarregar nenhuma das frentes”, reforça o executivo.

Com a automação da gestão de pátio, não é mais necessária a identificação tradicional na hora de ingressar no centro de distribuição. O fornecedor recebe uma senha no momento da confirmação do agendamento da entrega, que deve ser apresentada para acesso ao pátio. “Sabemos exatamente quem esperar e quando ele vai chegar, tendo uma visibilidade de todo o processo. Isso garante uma segurança em todas as etapas da gestão de pátio”, finaliza o executivo.

Fundada em 2016, a Tempo Certo atende a grandes varejistas de todo o país. Entre os resultados registrados por seus clientes estão a redução de mais de 50% no tempo de carga e descarga e aumento de 50% do volume de recebimentos nos pátios, além de agilidade em conferências, abastecimento preciso das lojas e indicadores de desempenho gerados automaticamente, que retroalimentam as operações.  

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Terminal RDJ11 no Porto do Rio de Janeiro será arrendado no dia 30 abril com previsão de R$ 6,8 milhões em investimentos
NTC&Logística apresenta sugestões à PRF sobre a fiscalização do descanso do motorista profissional
Adoção do Conhecimento Aéreo Eletrônico pelo Brasil é marco na modernização da carga aérea

As mais lidas

Nada encontrado