5 inovações tecnológicas que estão mudando a segurança no transporte

10/09/2024

À medida que as tecnologias avançam, a gestão de frotas ganha novas ferramentas para otimizar operações e aumentar a segurança. A Infleet, conhecida por suas soluções que reduzem custos e melhoram o gerenciamento de motoristas, destaca as cinco principais ferramentas que têm feito a diferença na segurança no transporte.

“Embora a quantidade de ferramentas possa variar conforme a versão e os módulos contratados, selecionamos as cinco mais comuns e consideradas importantes para a segurança”, destaca Victor Vilas Boas Cavalcanti, CEO da Infleet.

Victor Cavalcanti, CEO da Infleet

Assim, as cinco ferramentas mais importantes para garantir a segurança no transporte são:

  1. Monitoramento em tempo real: Essa solução fornece a localização precisa dos veículos, permitindo acompanhar a posição exata em tempo real e facilitando o monitoramento de rotas e a identificação de desvios. Com a área de cobertura, é possível definir áreas geográficas permitidas e restritas, alertando o gestor em caso de violação. Além disso, o histórico de rotas percorridas ajuda na análise de comportamento e na otimização de trajetos.
  2. Acompanhamento no modo de condução: Esta funcionalidade alerta sobre eventos e ocorrências como excesso de velocidade, frenagens bruscas e acelerações repentinas, auxiliando na prevenção de acidentes. A solução ainda oferece uma pontuação de condutores com base em seu comportamento, permitindo identificar os melhores e os que necessitam de treinamento. Relatórios detalhados sobre o comportamento dos motoristas facilitam a análise e a tomada de decisões.
  3. Manutenção preventiva: Contribuindo para a manutenção preventiva, a ferramenta gerencia ordens de serviço, permitindo programar e acompanhar as manutenções dos veículos, informando inclusive a proximidade do vencimento de revisões, troca de óleo e outros serviços, evitando falhas mecânicas. Fornece um histórico de manutenções, mantendo registro completo de todas as manutenções realizadas em cada veículo, facilitando a gestão e a tomada de decisões.
  4. Gerenciamento de motoristas: Por essa ferramenta, o gestor tem controle automatizado da jornada dos motoristas, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e evitando fadiga ao volante. Também gerencia documentos como CNH e RG por meio de armazenamento digital, facilitando a gestão e a auditoria, e permite a comunicação direta com os motoristas por mensagens e notificações.
  5. Relatórios personalizados: A ferramenta proporciona análise de dados, a partir de relatórios personalizados com diversas informações sobre a frota, como consumo de combustível, distância percorrida, tempo de parada e custos operacionais. Com isso, é decisiva na tomada de decisões estratégicas, como a otimização de rotas, a redução de custos e a melhoria da performance da frota.

O CEO da Infleet ressalta que todas essas soluções e funcionalidades estão em constante evolução, a fim de viabilizar aprimoramento e atendimento a novas demandas e necessidades. “Além disso, novas funcionalidades e integrações com outros sistemas podem ser adicionadas, ampliando ainda mais as possibilidades de monitoramento e gestão da segurança no transporte”, afirma.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Delivery noturno: por que a tendência segue se fortalecendo no Brasil
Programa OEA faz 10 anos no Brasil e contempla 640 empresas. Haidar anuncia sua segunda certificação
Solução de iluminação e ventilação natural da Engepoli reduz consumo de energia elétrica em CD da Coca-Cola
Cathay Cargo adota tecnologia de rastreamento da Descartes para garantir transporte seguro de pandas
Foton realiza em SP evento de negócios paralelo à Fenatran
Tecnnic leva à Fenatran 2024 Inclinômetro Biométrico e Sensor TPMS

As mais lidas

Nada encontrado