A existência de uma frota própria para o transporte de cargas é um cenário cada vez mais distante da realidade. Indústrias de diversas áreas e até mesmo empresas do setor de logística encontram, na contratação de motoristas autônomos ou agregados, uma alternativa viável aos elevados custos de uma frota única.
A tendência foi apontada por uma pesquisa realizada pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), encomendada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp). A pesquisa revelou que, em 2023, 70% das contratações foram de profissionais terceirizados.
O resultado da pesquisa é confirmado com o desempenho do OJO, plataforma de gestão de fretes para transportadoras e indústria. A plataforma dobrou o volume de operações em 2023 comparado aos números registrados em 2022. O total de entregas realizadas pela plataforma em 2023 alcançou a marca de 100 mil pedidos.
A ferramenta gratuita desenvolvida pelo OJO permite que indústrias e transportadoras façam a gestão dos motoristas terceirizados e encontrem caminhões para o transporte de cargas em uma plataforma online. “O sistema funciona como se fosse uma “uberização” da contratação de fretes rodoviários e permite a gestão detalhada das cargas, desde a contratação do motorista até a comprovação de entrega”, exemplifica João Rigueiral, CEO do OJO.
Transportadoras e indústrias podem contratar fretes e fazer a gestão de todo o processo de entrega diretamente na plataforma OJO. Além da facilidade de encontrar o caminhão, o sistema garante a segurança de todo o processo, já que permite a validação automática dos motoristas nas gerenciadoras de risco (GR).
Para o caminhoneiro ter seu caminhão anunciado e ficar disponível para transportadoras e indústrias, basta anunciar o veículo dentro do aplicativo OJO Motorista. Tanto o app, quanto o anúncio são gratuitos.