A Retrak, empresa especializada em prover sistemas de movimentação de materiais, com a locação ou venda de empilhadeiras elétricas e a combustão e transpaleteiras elétricas, está renovando a frota de empilhadeiras da Ativa Logística com uma novidade: todas utilizarão baterias de íons de lítio.
Os equipamentos, 31 no total, são da marca Still e vão movimentar medicamentos e produtos de higiene e beleza em todas as unidades da empresa.
A Ativa Logística optou por terceirizar sua frota de empilhadeiras este ano. Desde sua fundação, em 1996, a empresa tinha frota própria, entre 3 e 6 anos de idade com altos custos de manutenção, estoque de peças e contratações de serviços de manutenção quando o reparo era mais complexo.
Lacordaire Sant´Ana, diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística, explica que a decisão passou por uma análise que considerou diversas necessidades do processo de movimentação, entre elas trabalhar em três turnos, o tipo da carga, redução das emissões de poluentes com uma tecnologia mais limpa, eficiente e moderna do que as baterias chumbo-ácidas. Ao assinar o contrato, a Retrak adquiriu os equipamentos antigos da empresa.
A Ativa Logística realiza investimentos constantes para ser uma empresa cada vez mais sustentável, a partir de tecnologias e processos que possam tornar a operação mais limpa. “Entregamos este processo a um especialista, neste caso a Retrak. A operação vai ficar mais eficiente, aproveitaremos melhor a energia, pois faremos recargas de oportunidade nas empilhadeiras, teremos alta disponibilidade de equipamentos, maior segurança para o operador e reduziremos nossa pegada de carbono”, comenta o executivo, que está à frente das estratégias e ações de ESG (environment, social & governance) da empresa.
O processo de escolha da Retrak para a locação e modernização do parque de máquinas e baterias considerou que a empresa se mostrou sólida ao aceitar os desafios propostos pela Ativa Logística, provendo informações técnicas de alto nível, apresentando as empilhadeiras e as novas baterias como solução eficiente e de maior aderência ao que a operação exigia, ter um departamento ativo de criação de soluções, além da confiabilidade de atuar há 30 anos no mercado.
“A Retrak já realizava alguns serviços para nós e se sobressaiu ao apresentar a melhor solução para o nosso estudo de viabilidade. No suporte, a equipe mostrou estrutura sólida e conhecimento da nova tecnologia, nos trazendo muita segurança para seguir adiante”, destaca Sant´ana.
Para Fábio Pedrão, sócio-fundador e diretor executivo da Retrak, a evolução da relação com a Ativa Logística nesta nova etapa de serviço mostra que a empresa está em plena forma em três décadas de existência, alinhada com as tendências do mercado.
“Estamos atentos em oferecer equipamentos e soluções para movimentar materiais de acordo com as necessidades de nossos clientes. Desde sua fundação a Retrak desenvolve projetos, prepara profissionais e se conecta com soluções que possam trazer melhor desempenho, baixo custo e alinhar-se com as melhores práticas, aprimorando nossa forma de atender ao cliente”, ressalta Pedrão.
Em breve, segundo o diretor da Ativa Logística, a empresa vai investir em telemetria nas empilhadeiras, tecnologia já utilizada em sua frota de caminhões, e conta com a área técnica da Retrak para este avanço. Com esse recurso, a empresa terá capacidade de ter mais informações sobre a frota e poder avaliar, em tempo real, as operações de seus equipamentos e o desempenho durante o uso.