Na Amazon, equidade de gênero é um tema importante e debatido ao longo de todo o ano, com ações de inclusão e incentivo em diferentes áreas de negócio, como corporativo e tech, a todas as pessoas que se identificam como mulher. Um exemplo é o “Ascend: Women in Leadership (AWIL)”, programa de mentoria implementado no Brasil, em 2021, voltado para aquelas que desejam se desenvolver em habilidades de liderança. O projeto ajuda na formação de conexões significativas entre suas participantes e promove um espaço seguro de apoio e debates. Neste ano, as sessões retornam em março, com cinco mentorandas para cada uma das cinco mentoras, contribuindo assim, para a formação da nova geração de líderes da Amazon.
De acordo com o estudo “Mulheres são melhores líderes durante períodos de crise”, que procurou entender como cada gênero lidera em situações críticas e inesperadas, publicado pela revista Harvard Business Review em 2021, 13 das 19 competências avaliadas tiveram avaliação positiva entre as pesquisadas. As habilidades interpessoais que ganharam destaque foram: “inspirar e motivar”, “comunicação poderosa”, “colaboração e trabalho em equipe” e “construção de relacionamento”. Com o intuito de aprimorar estas capacidades, o AWIL visa estabelecer um plano de carreira para as mulheres, ao mesmo tempo que cria um vínculo de confiança e segurança entre as funcionárias. Durante os meses do programa, as mentoras trocam ideias, experiências e incentivam boas práticas, além de abordarem temáticas variadas como “síndrome do impostor” e maternidade.
“Como parte de nossas ações para apoiar e promover experiências inclusivas no ambiente de trabalho, investimos em capacitação das nossas equipes. É gratificante ver como algumas mulheres entram neste programa como mentorandas e voltam como mentoras. Elas compartilham suas histórias, motivam e criam um ciclo positivo. Em pesquisas internas, constatamos um aumento considerável em relação à confiança das participantes. Isso nos mostra que estamos no caminho certo ao estimular nossas funcionárias a serem a melhor versão de si”, explica Gabriela Delai, líder do AWIL no Brasil.
Atualmente, 56% das pessoas se identificam com o gênero feminino nas Operações da Amazon no Brasil, que compreendem 11 Centros de Distribuição e 13 Estações de Entrega. Em Embu das Artes, São Paulo, por exemplo, a representação feminina chega a 74%. Já em Betim, Minas Gerais, seis em cada dez pessoas se consideram mulheres. Somada à iniciativa do “Ascend: Women in Leadership”, existe o grupo de afinidade Women@Ops, impulsionando também a causa. “A mentoria mudou a minha vida. Foi graças ao programa que eu pude trilhar passos para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Após orientação da minha mentora, entrei como bolsista numa pós-graduação de Supply Chain no Massachusetts Institute of Technology (MIT), que vai me ajudar a me aprofundar no assunto e me tornar uma profissional ainda mais completa, inspirando mais mulheres a escolherem caminhos semelhantes”, destaca Aryane Jorge, mentoranda da turma de 2022.
Como parte dos esforços de longa data da Amazon em criar experiências inclusivas, a Amazon celebra com a loja Dia Internacional da Mulher com uma seleção de produtos exclusivamente de mulheres empreendedoras. Os clientes conhecerão suas histórias e poderão comprar suas marcas e produtos. No final da campanha, 15% das vendas geradas serão destinadas para o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade a empreenderem.
Para que a equidade de gênero se torne uma realidade cada vez mais presente, é preciso ganhar adeptos. Os aliados são figuras essenciais para o avanço social, econômico, cultural e político da mulher no mercado de trabalho e na sociedade. Na Amazon, todos e todas assumem essa responsabilidade, como ressalta Ricardo Pagani, líder das Operações da Amazon no Brasil: “Sabemos que temos um longo caminho pela frente na luta pela equidade de gênero, e trabalhamos para sermos referência da pauta no mercado, contribuindo com mudanças na direção certa. Um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as mulheres se sentem seguras, são ouvidas e respeitadas, e os homens exercem um papel de aliados para combater a sub-representação feminina em todas as áreas é algo estimulado em todos os times”.
Para obter mais informações sobre as operações da Amazon no Brasil, entre em contato com Thomas Kampel kampelt@amazon.com ou e-mail imprensa@amazon.com.