Suzano amplia em mais de 50% o número de mulheres na companhia nos últimos dois anos

08/03/2022

Suzano-e-destaque-no-Premio-ECO

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ampliou em mais de 50% o número de mulheres atuando na companhia no últimos dois anos. A companhia passou de 2.131 colaboradoras na empresa em 2019 para 3.206 mulheres em 2022. A empresa entende que há uma trajetória de transformação e evolução a ser percorrida para aumentar a representatividade de mulheres e tem realizado diversas ações para capacitar suas colaboradoras.

A companhia tem implementado projetos de incentivo e ações que contribuem para aumentar a presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos. “Nosso intuito é desenvolver e capacitar as mulheres da companhia para que elas possam se tornar as nossas novas líderes”, afirma Marcela Porto, Head de Comunicação e Marca da Suzano e Sponsor do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da companhia.

O Programa de Trainee é um dos exemplos de capacitação que torna a companhia ainda mais diversa e plural. Em 2021, 53% do público desse programa era composto por mulheres. Este ano, a porcentagem já chegou a 64%.

Neste mês, a companhia dará início às atividades do programa Elos D+, voltado para a aceleração interna de mulheres e pessoas negras. Trata-se de um programa com duração de 18 meses, que contempla atividades como workshops sobre crenças limitantes, atividades práticas, rodadas de networking, sponsorship, além de bolsa de inglês com 50% de desconto. As aulas contarão com aproximadamente 350 pessoas desse público.

“Nós valorizamos um ambiente de trabalho diverso e inclusivo e temos como meta alcançar, até 2025, 30% dos cargos de liderança ocupados por mulheres na companhia, compromisso que vinculamos também a uma operação de captação de recursos no mercado internacional”, enfatiza Pollianne Dionor Schwabe, Gerente de Auditoria de Processos e Líder do Grupo de Afinidade (GA) de Mulheres da Suzano. “A celebração ao Dia Internacional da Mulher precisa ser acompanhada de reflexão e ação em relação aos desafios que ainda estão presentes na carreira e como podemos evoluir”, complementa.

A Suzano é signatária do programa Equidade É Prioridade da ONU Mulheres, do Movimento Mulher 360 e da Rede Mulher Florestal. Em 2021, a companhia foi reconhecida pelo prêmio WEPs Brasil 2021 Troféu Bronze, que fomenta o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.

Além disso, no último ano a Suzano também recebeu o selo WOB (Women on Board), que reconhece e valoriza as companhias que promovem a diversidade no ambiente corporativo por meio da participação feminina nos conselhos de administração ou consultivos.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg