Uma Câmara de Arbitragem para o Setor de Transporte

17/09/2020

Há tempos o CNJ – Conselho Nacional de Justiça vem incentivando a criação de formas alternativas de solução de conflitos, com o objetivo de tornar a justiça mais efetiva e diminuir a quantidade de processos que lotam os nossos Tribunais.

Neste contexto, serviu de inspiração a Resolução CNJ nº 125/2010, que tem como escopo fortalecer a conciliação e a mediação como meios extrajudiciais de resolver conflitos disponíveis ou disponibilizáveis.

Soma-se a esta norma a edição da Lei nº 13.140/2015, que regulamentou a mediação entre particulares como meio de soluções de controvérsias, de autocomposição e de conflitos no âmbito da administração pública. Além do próprio Código de Processo Civil atual, que prevê, também, a conciliação e a mediação como forma de solução de conflitos dentro do próprio processo judicial, quando as condições o permitirem.

O setor de transporte rodoviário de cargas está sensível a essas novas formas de soluções de controvérsias. Embora a lei da arbitragem já tenha 24 anos, agora, com a regulamentação da mediação e a conciliação, abriu-se um caminho mais fértil para se pensar em possuir um mecanismo que ajude transportadores, fornecedores, colaboradores e demais atores do segmento a buscarem uma forma mais ágil, segura e menos custosa de solucionar seus problemas judiciais.

Assim, as entidades do setor que representam as empresas de transporte de cargas e os motoristas autônomos, SETCESP e SINDICAM-SP, respectivamente, resolveram criar a CATC – Câmara de Arbitragem e de Transporte de Carga, que poderá fazer a conciliação, mediação e arbitragem de conflitos de interesse.

Os mediadores, conciliadores e os árbitros são geralmente do setor de transporte de cargas, o que permitirá ter acordos ou decisões melhores embasadas e úteis ao dia a dia dos negócios do setor.

As empresas e os motoristas autônomos que quiserem submeter suas demandas à CATC devem incluir em seus contratos esta possibilidade, e se já tiverem contrato em vigor, fazer um adendo neste sentido ou, ainda, procurar a entidade, por e-mail (contato@camaratrc.com.br), preenchendo um formulário registrando o problema, que a CATC irá se movimentar para buscar a solução.

O foco da CATC será sempre a composição amigável, fazendo conciliações e mediações.

Somente quando realmente não for possível solucionar desta forma é que se buscará a arbitragem.

Importante esclarecer que a mediação ou a sentença arbitral tem a mesma força de uma sentença judicial, e pode ser executada junto ao Poder Judiciário se houver resistência no seu cumprimento.

A participação de advogados representando seus clientes, embora não obrigatória, é muito bem-vinda, pois tais profissionais podem contribuir para decisões mais justas e céleres.

Os tipos de demandas que a CATC pode apreciar não são apenas os temas relacionados ao transporte de cargas, outras demandas na área cível, trabalhista, trânsito, etc. também podem ser atendidas pela CATC.

A CATC tem vida própria, ou seja, embora incentivada e apoiada pelo SETCESP e o SINDICAM-SP, tem CNPJ próprio e Diretor Jurídico próprio.

Adauto Bentivegna Filho

Assessor Jurídico do SETCESP

 

 

Para mais informações, acesse setcesp.org.br/catc

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Mercedes-Benz do Brasil e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas
Mercedes-Benz e Grupo Tombini lançam projeto de valorização de motoristas

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg