Com estímulo, movimentação do Porto de Fortaleza pode crescer 10%

18/08/2020

Os incentivos previstos pelo Governo Federal para a cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) poderá, já num primeiro momento, incrementar em 10% a movimentação no Porto de Fortaleza desta modalidade. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro assinou projeto de lei batizado “BR do mar”, que muda regras de navegação com o objetivo de modernizar e aumentar o total de carga movimentado pelo setor.

Hoje, cerca de 60% das cargas chegam ao terminal fortalezense por navegação de longo curso e 40% por cabotagem. “O Governo Federal está buscando reduzir os custos do transporte e isso abre um nicho de mercado diferente para o Porto de Fortaleza”, diz Mayhara Chaves, diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC).

Embora o Porto tenha um perfil mais voltado para a navegação de longo curso, com destaque para exportação de frutas e importação de trigo, o incentivo à cabotagem poderá diversificar os tipos de cargas movimentadas na modalidade, concentrada no segmento de combustíveis que chegam de outros estados.

Hoje, apenas 10% dos contêineres são movimentados por cabotagem. “(Essa medida) abre a possibilidade de os nosso clientes fornecerem esses serviços para outros estados por conta da redução de custos”, diz Mayara.

Para Larry Carvalho, especialista em Direito Marítimo e sócio da Promare Consultoria, a cabotagem é uma das modalidades “mais lógicas” para o Brasil, e deverá beneficiar o Porto de Fortaleza pela expertise na movimentação de contêineres. “Temos mais de 8,5 mil quilômetros de costa. Além disso, 80% da população brasileira vivem a até 200 quilômetros do litoral e a maior parte da nossa indústria está concentrada perto do mar, fortalecendo nossa vocação para a cabotagem”, diz.

Cadeia logística

No mesmo sentido, Rômulo Holanda, analista de exportação da Frota Aduaneira, destaca que o incremento de rotas de cabotagem poderá fomentar toda a cadeia logística da Capital. “Esse incentivo é um atrativo muito importante para o Porto conseguir mais rotas de cabotagem e isso irá agregar muito não só para o porto, mas para os clientes”.

Fonte: Diário do Nordeste

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg