Triciclos são alternativas também para o transporte de bebidas e de motos

11/12/2017

Recentemente, a Motocar (Fone: 0800 092.3468), especializada em veículos motorizados de três rodas, apresentou o seu primeiro triciclo com baú isotérmico para o transporte de cargas.

O modelo destinado a esta finalidade é o MCF-250, que além de contar com um baú isotérmico, possui um baixo custo de manutenção e custa cerca de 40% menos do que os utilitários leves utilizados atualmente, comenta Carlos Venceslau Araujo, diretor comercial da empresa.

O novo veículo possui as mesmas dimensões dos veículos de série – capacidade para 350 kg e 2.25 m³ – e, ainda segundo Araujo, entre os seus benefícios estão o custo operacional, com o menor valor de aquisição. “Além disso, possui um baixo custo de manutenção, aliado a um motor que consegue fazer até 25 km por litro, o que trás economia e baixo custo por quilometro rodado.”

A Jodibe Distribuidora de Bebidas, localizada na cidade de Crato, no Ceará, utiliza os triciclos Motocar há cerca de dois anos para suas entregas. Segundo Rafael Ribeiro, gerente de logística da Jodibe, a empresa escolheu os veículos da Motocar por serem mais práticos. “Nós tivemos facilidade desde a compra. Os triciclos já saíram da concessionária com todas as certificações e nós não precisamos realizar nenhum tipo de adaptação, como fazíamos anteriormente, para transformar motocicletas em triciclos”, explica.

Outro ponto destacado pelo gerente é o custo-benefício em relação ao consumo de combustível e necessidades de manutenção. “Facilitou a logística, proporcionando agilidade em áreas críticas para locomoção, diminuindo a taxa de devoluções e aumentando o índice de satisfação dos clientes”, explica Ribeiro.

Com os bons resultados atingidos e o crescimento da demanda de entregas em locais de difícil acesso para veículos grandes, a Jodibe já estuda a possibilidade de aumentar sua frota de triciclos. Hoje, são duas unidades – uma com baú refrigerado e uma com a carroceria aberta. A intenção da empresa é adquirir em breve mais dois triciclos.

Transporte de motos
Por outro lado, com foco em vendas de scooters, a Motorino, fundada no Paraná em 2005, encontrou na logística da nova loja de São Paulo uma solução para reduzir custos. Saindo do convencional, os carros que atendem os chamados de manutenção e entregas de motos vendidas foram substituídos por triciclos, o que gerou economia de 50% em relação ao modelo adotado em suas lojas em Curitiba, segundo a empresa.

Após estudos feitos para a inauguração da unidade de São Paulo, o triciclo se destacou em comparação a veículos utilitários, utilizados para as funções externas, explica Fábio Lúcio, proprietário da franquia em São Paulo. “Estamos numa fase de transição, onde os triciclos da Motocar têm se mostrado mais práticos e econômicos para o transporte urbano.”

Suas dimensões auxiliam, proporcionando velocidade às atividades diárias e isso trouxe um aumento na produtividade. Com a capacidade de levar até duas motos em sua carroceria, o custo de aquisição é competitivo em relação aos concorrentes. Além disso, reduz os gastos com combustível e manutenção. “A economia com combustível, seguro e manutenção caiu pela metade com o novo triciclo”, afirma Fábio.

A Motocar oferece dois modelos destinados ao transporte no segmento de motocicletas: cabina aberta ou fechada, tipo baú. E eles podem passar por adaptações que os tornam úteis para diversos tipos de atividades.

O modelo escolhido pela loja foi o MCA 200, que possui a cabine aberta e motor de 200 cilindradas de potência, fazendo cerca de 25 km por litro. Ele é ideal para o transporte de cargas pequenas e médias.

Investimentos
A Motocar anunciou recentemente a chegada de uma nova versão de triciclos com carenagem mais resistente e motor de 250cc com refrigeração a água. As novidades são resultado de um investimento de R$3 milhões.

Entre as novidades da segunda geração estão design mais moderno desenvolvido para agradar o gosto dos brasileiros, vidros laminados, injeção eletrônica, refrigeração a água, tecnologia mais avançada, freios a disco e a opção de baú seco ou isotérmico, itens nacionalizados com mais qualidade. Mesmo com tantas mudanças os preços se mantiverem equivalentes 40% menores do que os dos veículos utilitários leves, diz Araujo.

De acordo com o diretor comercial da Motocar, foram realizados testes com triciclos a partir de 10.000 km rodados nas cidades de Manaus e São Paulo para garantir a segurança e qualidade dos veículos: “Após realizarmos testes em diversos terrenos, acreditamos que os novos triciclos, agora com motor mais potente, e o melhor custo-benefício dentre as marcas renomadas do mercado, têm grande potencial de vendas, pois atendem às necessidades de diversos clientes”, argumenta Araujo.

Com o lançamento dos novos modelos, que são homologados pelo DENATRAN e o IBAMA, a expectativa é de que a marca venda mil unidades em 2017 e duas mil no ano seguinte.

Os triciclos Motocar atendem a todos os segmentos que precisam de transporte de cargas, sendo usados em vários setores: alimentício, delivery, agronegócio, food service, transporte de cargas, passageiros, logística, petshop, conservação e limpeza urbana e etc.

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