Terminal de Grãos do Maranhão atinge marca que supera projeção feita no início da operação

23/11/2015

O Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) superou a marca de 3 milhões de toneladas de grãos exportadas. Partindo do Porto do Itaqui (São Luís, MA), 52 navios deixaram o País com 2,14 milhões de toneladas de soja, 754,1 mil toneladas de milho e 138,7 mil toneladas de farelo de soja, com operação a cargo das empresas NovaAgri, Glencore, CGG Trading, Amaggi e Louis Dreyfus, que compõem o Consórcio TEGRAM-Itaqui.

“Ao atingirmos este resultado em 9 de novembro, superamos as nossas projeções preliminares, quando começamos a operação, em março deste ano, que eram de exportar cerca de 2 milhões de toneladas de grãos em 2015. Este desempenho também é superior à revisão desta projeção, que fizemos em setembro, que era de chegar a 3 milhões de toneladas apenas ao final deste ano”, conta o porta-voz do TEGRAM, Luiz Claudio Santos, lembrando que os números serão ainda mais expressivos quando os embarques realizados nos dois últimos meses do ano estiverem contabilizados.

O TEGRAM está entre as maiores obras de infraestrutura para a exportação da safra brasileira de grãos. Sua operação já beneficia diretamente os produtores das regiões do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Nordeste de Mato Grosso ao se posicionar como alternativa aos portos das regiões Sudeste e Sul do País, desafogando a logística do agronegócio. Além disso, por estar mais próximo dos principais mercados da Ásia e Europa, o terminal contribui para agilizar os processos e reduzir custos. “O TEGRAM chegou para estimular o agronegócio brasileiro em razão das vantagens competitivas para escoamento da safra, principalmente nos Estados do Nordeste, Norte e Centro-Oeste”, comenta Santos.

Um marco para o agronegócio brasileiro

O TEGRAM demandou investimentos superiores a R$ 600 milhões em obras e equipamentos de alta tecnologia para gerar uma capacidade de exportação de 5 milhões de toneladas de grãos ao ano, aplicados pelas empresas que compõem o consórcio. A primeira fase, já finalizada, envolveu a construção de quatro armazéns com capacidade estática total de 500 mil toneladas de grãos, além de uma estrutura completa para operar um berço de atracação com 15 metros de profundidade e um Shiploader capaz de carregar os navios com 2,5 mil toneladas de grãos por hora.

As moegas rodoviárias do TEGRAM permitem receber 800 caminhões a cada 24 horas para descarregamento de 32 mil toneladas por meio de oito tombadores (dois em cada armazém). A moega ferroviária permite receber trens com 80 vagões, que podem descarregar 2 mil toneladas/hora.

Em uma segunda fase, serão investidos mais cerca de R$ 100 milhões na estrutura necessária para operar mais um berço de atracação, com mais um Shiploader, e na ativação de mais uma linha que permitirá dobrar a capacidade da moega ferroviária para descarregamento de 4 mil toneladas/hora. “Já demos início às avaliações do projeto para as obras da segunda fase e estimamos começar a operação no segundo semestre de 2017 ou, no mais tardar, no primeiro semestre de 2018”, conta Santos, contando que, após a conclusão da obras, capacidade de exportação do TEGRAM será ampliada para 10 milhões de toneladas de grãos ao ano.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Bracell investe R$ 3,5 mi em caminhões elétricos de 74t para transporte de madeira e celulose
Bracell investe R$ 3,5 mi em caminhões elétricos de 74t para transporte de madeira e celulose
Tarifaço nas exportações de rochas reduz embarques e gera impactos diretos no Espírito Santo
Tarifaço nas exportações de rochas reduz embarques e gera impactos diretos no Espírito Santo
JCP Logística reduz tempo de montagem de cargas com soluções da MáximaTech
JCP Logística reduz em 60% o tempo de montagem de cargas com soluções digitais da MáximaTech
IVECO entrega 72 caminhões Tector para reforçar infraestrutura em cidades de Minas Gerais
IVECO entrega 72 caminhões Tector para reforçar infraestrutura em cidades de Minas Gerais
IATA alerta que desafios da cadeia de suprimentos podem gerar prejuízo bilionário às companhias aéreas em 2025
Gargalos na cadeia de suprimentos aeroespacial limitam companhias aéreas, diz IATA
Contêiner do Bem mobiliza terminais do Porto de Santos em ação solidária que beneficia crianças de quatro instituições
Contêiner do Bem mobiliza terminais do Porto de Santos em ação solidária que beneficia crianças de quatro instituições

As mais lidas

01

Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes
Sem Parar Empresas lança ferramenta de consulta em lote para o IPVA 2026 com parcelamento em até 12 vezes

02

Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade
Label & Pack Expo estreia em 2026 e reúne tecnologias para embalagens industriais, automação e rastreabilidade

03

Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo
Fórmula E emprega tecnologia de ponta para os carros rodarem. E a ABB faz parte deste universo