Iveco Trakker 8×4 chega ao mercado brasileiro

17/02/2011

De olho no crescimento vertiginoso que circunda os setores de mineração e construção civil, a Iveco está trazendo para o Brasil o extrapesado Trakker 8×4. O lançamento oficial foi feito na última quarta-feira, dia 16, no Complexo de Pires, em Congonhas, MG, uma das unidades da mineradora Namisa, o primeiro cliente do novo caminhão no país.

A empresa, que pertence à CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, após processo de licitação, adquiriu 74 caminhões da Iveco, sendo 45 unidades do Trakker 8×4. Além disso, comprou 10 unidades do Trakker 6×4 versão plataforma, uma unidade do Trakker 6×4 versão cavalo mecânico, 13 unidades do EuroCargo 170E22 4×2 e 5 unidades do EuroCargo 260E25 6×4.

O novo modelo, embora seja importado de Madri, na Espanha, recebe adaptações projetadas pelo Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco em Sete Lagoas, MG, que realizou seis meses de testes em aplicações de mineração e colheu sugestões de motoristas sobre o que poderia ser melhorado.

“Este trabalho foi feito em nossa plataforma de veículos especiais e adequado ao mercado brasileiro. Foram 12 mil horas de engenharia e 60 mil km rodados”, explica a gerente de projetos de plataforma de produtos da Iveco, Renata Campos. “O Trakker 8×4 tem um ângulo de ataque de 26º, o que o credencia a atuar em qualquer operação de mineração no Brasil”, salienta Cristiane Nunes, gerente de marketing de produto da montadora.

O Trakker 8×4 conta com o motor Iveco FPT Cursor 13, de 420 cv de potência e 1.900 N.m de torque máximo. A transmissão é automatizada, com caixa ZF Astronic de 16 velocidades com intarder, que combinado ao Iveco Turbo Brake dá ao modelo capacidade de frenagem de 910 cv. Com carga útil de 35.500 kg e PBT técnico de 50.000 kg, ele tem capacidade máxima de tração de 132 toneladas, chegando, em condições excepcionais de operação, a 176 toneladas.

Na área de pós-venda, a Iveco também apresenta uma novidade para os usuários do novo modelo. Como a operação da mineração exige muito dos caminhões, a empresa desenvolveu seis diferentes opções de pacotes de manutenção, que englobam desde serviços mais simples até a opção do cliente ter uma concessionária dentro de sua planta de operação, como é o caso da Namisa, que dispõe de um estoque de peças de reposição e mais de 50 funcionários da concessionária Deva Iveco.

Sobre as expectativas de venda do novo modelo no mercado nacional, o diretor de vendas e marketing da Iveco, Alcides Cavalcanti, afirma que com uma chancela da importância da Namisa e a eficiência operacional do produto, a estreia no segmento 8×4 será virtuosa. “Nossa previsão é vender cerca de 200 caminhões ainda em 2011. A demanda por veículos 8×4 deverá ser ampliada, especialmente em virtude do andamento do PAC e do crescimento da atividade de mineração no Brasil”, complementa.
 

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