A Emergent Cold Latam, empresa de armazenamento e logística de alimentos a temperatura controlada, inaugurou seu segundo armazém em Guarulhos, São Paulo. Com um investimento de R$ 400 milhões, a nova planta amplia em 20% a capacidade de armazenamento da companhia no Brasil e reforça sua posição estratégica no mercado nacional e latino-americano.
O novo armazém, somado ao já existente no mesmo complexo, eleva a capacidade total para 51 mil posições-palete (sendo uma tonelada cada posição-palete), distribuídas em uma área de 347.000 m³, representando a maior estrutura da empresa na América Latina. A unidade completa atende a diversas demandas de temperatura — seco, refrigerado e congelado (até -18) — e conta com 64 novas, sendo 29 novas.
Da estrutura total, 24 mil posições-paletes são utilizadas pela Martin Brower, operador logístico do McDonald´s, que loca o espaço e é responsável pela própria logística. A área adicional já está sendo utilizada por Sadia, Perdigão e Grupo Bimbo. A diferença é que, nesses casos, a Emergent é responsável pelas operações, fazendo o carregamento dos caminhões, o monitoramento da carga e o controle de qualidade, por exemplo. Cerca de 850 colaborares estão envolvidos.
A planta recém-inaugurada opera com três câmaras frigoríficas — duas com capacidade para 10 mil posições-paletes e outra com 7 mil — e suporta a movimentação de até 250 caminhões por dia atuando na Grande São Paulo. Isso representa um giro mensal de quase 30 mil toneladas de mercadorias. A unidade está operando com 90% de sua capacidade.
“Este é o primeiro armazém construído pela Emergent Cold Latam no Brasil. Adquirimos o terreno em um condomínio logístico e fomos responsáveis por cerca de 60% do seu desenvolvimento”, explicou o diretor-geral da Emergent Cold LatAm no Cone Sul, Evandro Calanca.
Veja aqui vídeo exclusivo da Logweb com Calanca mostrando a câmara fria.
Expansão Estratégica na América Latina
Desde sua chegada ao Brasil, em 2021, a Emergent Cold Latam investiu mais de US$ 245 milhões no país, que hoje responde por 50% dos aportes totais da empresa na América Latina. Atualmente, a companhia opera em 11 países da região, com um total de 80 armazéns e 10 projetos em fase de conclusão.
“O Brasil é um país muito promissor e teremos ainda muitos investimentos aqui. Esse compromisso faz parte de uma estratégia muito maior, de conectar o Brasil e a América Latina com outros continentes”, disse Calanca.
Tanto que a empresa já planeja novas expansões: uma outra unidade em Guarulhos deve ser anunciada no primeiro trimestre de 2025, e estados como Minas Gerais, Bahia e Ceará estão entre os próximos destinos prioritários. No Rio de Janeiro, há uma unidade em Duque de Caxias e outra deve ser inaugurada no início do próximo ano.
“A expansão do Emergent Cold Latam em Guarulhos reflete nosso compromisso em oferecer infraestrutura de ponta para armazenamento a temperatura controlada, garantindo suporte logístico estratégico para o setor de suprimentos e varejistas do Brasil. Com os investimentos robustos em novas unidades e modernização de armazéns, projetamos fortalecer ainda mais nossa posição de liderança e continuar expandindo em centros urbanos estratégicos da América Latina”, comentou, em nota, David Palfenier, presidente da empresa.
A Logweb foi convidada pela Emergent Cold Latam para acompanhar a inauguração, em 21/11/2024.