A Yamalog, empresa de logística do grupo Yamaha Motor do Brasil, completa oito anos de atividade com motivos de sobra para comemorar. Em 2024, a operadora inaugurou duas filiais (Feira de Santana e Fortaleza), totalizando 15 unidades que, juntas, somam mais de 44 mil m² de espaço útil. No mesmo período, a companhia registrou faturamento recorde: 38% superior ao ano anterior. O balanço positivo também aponta mais de 1,1 milhão de toneladas transportadas, 48 novos clientes conquistados e 192 colaboradores contratados. Destaca-se, ainda, a ampliação das equipes comercial e operacional, visando oferecer atendimento mais próximo e um suporte aprimorado aos clientes.
Comprometida com a sustentabilidade, a empresa, em parceria com a Yamaha, utiliza racks retornáveis no transporte de motocicletas, evitando, desde 2014, a geração de mais de 35 mil toneladas de resíduos. Além disso, promove a reciclagem de pneus, materiais de embalagens e insumos, bem como a coleta seletiva em suas unidades. A operação também faz uso de empilhadeiras e equipamentos elétricos, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a eficiência energética.

“Nosso grande diferencial é levar a qualidade da marca Yamaha para a prestação de serviços logísticos, atendendo empresas dos setores automobilístico, alimentício, de reciclagem, produtos de higiene e limpeza, entre outros”, afirma Silvana Santos de Oliveira, gerente executiva da Yamalog.
A executiva afirma que a companhia prevê aumento de cerca de 14% no faturamento em relação a 2024, e crescimento de 21% no volume de entregas nas localidades em que já opera. Além disso, pretende abrir quatro novas unidades distribuídas no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, totalizando 19 filiais, com atuação em 26 das 27 unidades federativas do Brasil. “Com a expansão, seremos responsáveis por 86% das entregas dos produtos Yamaha e estimamos 31% de crescimento no volume de entregas total até o final deste ano.”
Para alcançar as metas, a empresa ampliará a capacidade técnica para atender produtos dos setores químico e farmacêutico. Além disso, a empresa ampliará as licenças de químicos e vigilância sanitária para todas as suas filiais, garantindo maior conformidade regulatória. Paralelamente, está investindo no aumento da capacidade de distribuição, fortalecendo sua capilaridade e aprimorando o atendimento em todo o território.
Ademais, a empresa concluiu projetos estratégicos voltados para a melhoria da experiência do cliente, como a implementação do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e o lançamento do novo site. Outro destaque foi a implantação de um sistema de manutenção de frota, que assegura a segurança de seus equipamentos, ambos em constante evolução para otimizar o desempenho.
Entre as iniciativas previstas, destacam-se a modernização e automatização da central de atendimento, para proporcionar mais eficiência e agilidade, além do mapeamento e refinamento da jornada do cliente, envolvendo a revisão de processos e a evolução das pesquisas de satisfação. A empresa também está investindo em inteligência de mercado, com foco em compreender melhor o comportamento do consumidor e identificar oportunidades para oferecer soluções ainda mais personalizadas. Por fim, a marca passará por um fortalecimento do branding, visando consolidar sua presença e ampliar sua relevância no setor.









