XXI Prêmio Abralog celebra excelência e inovação na logística brasileira

A Associação Brasileira de Logística (Abralog) realizou, no dia 11 de dezembro último, a cerimônia de entrega do XXI Prêmio Abralog de Logística, na FIESP, em São Paulo, SP.

O evento reconheceu projetos inovadores e sustentáveis que impulsionam a logística no Brasil, além de apresentar as principais iniciativas da Abralog para 2025.

Na ocasião, a Abralog anunciou importantes iniciativas para 2025. Entre os destaques estão a criação dos Comitês de Multimodalidade, Excelência Operacional e Agronegócio, o projeto de interiorização da logística, a III Semana ESG, programada para outubro, e o fortalecimento do Interlog Summit, que será realizado durante a Intermodal no Distrito Anhembi, em abril de 2025.

Pedro Moreira, presidente da Abralog, ressaltou a importância de expandir o alcance da associação: “Buscar a presença em outros estados brasileiros é uma prioridade para 2025. Queremos democratizar o acesso ao ecossistema Abralog, promovendo o desenvolvimento da logística em todo o país”.

Hugo Yoshizaki, coordenador da banca de jurados do prêmio, destacou o alto nível dos projetos apresentados: “A avaliação tem se tornado mais criteriosa, refletindo a maturidade dos participantes e a qualidade das iniciativas. É inspirador ver a forte presença de tecnologia e inovação em todas as categorias”.

Empresas vencedoras

Categoria: Sistemas de Movimentação, Armazenagem e Embalagem
Vencedora: Raízen – Projeto Horizon

A Raízen modernizou sua gestão de estoques e logística, integrando 68 terminais, 4 mil caminhões e 40 transportadoras com tecnologias avançadas. O projeto gerou economia de R$ 65 milhões, aumentou a segurança e promoveu a sustentabilidade.

Categoria: Automação, Tecnologia da Informação e Novas Tecnologias
Vencedora: JSL – Capacitando e cuidando da nossa gente

Com o uso de simuladores de direção, a JSL treinou 193 motoristas em cenários adversos, reduzindo riscos e alinhando a cultura organizacional.

Categoria: Logística 4.0, Tecnologias Disruptivas e E-business
Vencedora: Panvel – Entrega Turbo

A Panvel implementou entregas ultrarrápidas em até 45 minutos, integrando dark stores, algoritmos avançados e operações eficientes, com tempo médio de entrega de 24 minutos.

Categoria: Colaboração e Parcerias em Logística
Vencedora: Invent – IA para logística em parceria com Mauá e Grupo Pereira

O projeto eliminou o uso de etiquetas por meio de IA, reduzindo custos e otimizando processos, com ROI alcançado em menos de 10 meses.

Categoria: ESG, Descarbonização e Transição Energética em Logística
Vencedora: Suzano – Projeto Ethos 30

Com sete pilares sustentáveis, a Suzano implementou soluções que reduziram 60% das emissões de CO₂ e integraram práticas de logística reversa e energia verde.

Categoria: Multimodalidade, Infraestrutura, Terminais e Condomínios Logísticos
Vencedora: CSN Cimentos do Brasil – Rota do Pet Coke

A CSN otimizou a cadeia logística com transporte multimodal, reduzindo custos e emissões de CO₂, além de aumentar a eficiência operacional. Na ocasião, também foi entregue um prêmio na categoria “Estudante de Logística”. O vencedor foi Thiago José dos Santos Vieira que, com uma pesquisa inovadora, otimizou o roteamento de aeronaves e emparelhamento de tripulações no transporte aéreo não regular, reduzindo custos e melhorando a operação.

Compartilhe:
Savoy site
Veja também em Supply Chain
Oracle ajuda clientes a aumentar a eficiência da cadeia de suprimentos global
Supply Chain no agronegócio: combinação de tecnologia e habilidades humanas é fundamental para o futuro do setor
Indústria logística precisa reduzir em 45% as emissões de carbono até 2030 
Evoluções em sustentabilidade impactam e alteram entrega de serviços de Supply Chain no Brasil
Armazém da Emergent Cold LatAm em Guarulhos, SP, recebe certificação EDGE Advanced
22º Prêmio NTC Fornecedores do Transporte celebra os principais destaques do segmento

As mais lidas

Nada encontrado