O XL Group lançou dia 18 de março no Brasil sua solução de seguros para portos e terminais.
Sobre a necessidade deste tipo de cobertura de seguro no País, o gerente geral da operação de seguros do XL Group no Brasil, Renato Rodrigues, comentou: “O Brasil é um produtor-chave de itens como petróleo, ferro, commodities agrícolas e outras matérias primas e a indústria naval tem um importante papel no transporte de mercadorias, tanto nas exportações como nas importações. O Brasil está entre os 10 maiores exportadores mundiais de produtos transportados em contêineres, ou seja, esse setor claramente tem um papel de enorme relevância para a saúde econômica do país. Esta solução de seguros permitirá que a indústria de portos e terminais tenha a proteção securitária apropriada para garantir uma contribuição contínua para a economia”.
A solução de seguros para Portos e Terminais do XL Group foi concebida para oferecer cobertura para operações, equipamentos de manuseio, edificações e perda de receita devido a interrupção das operações. A apólice também inclui cobertura para incidentes que incorram em poluição, danos a terceiros (pessoas / ativos) e danos a instalações públicas.
Os especialistas em subscrição do XL Group têm capacidade para garantir todos os ativos nas operações portuárias, incluindo, mas não se limitando a, pier / cais, construções e armazéns, guindastes e outros equipamentos de manuseio de carga.
Os riscos enfrentados pela indústria de portos e terminais geralmente são complexos, explica Nicolás da Silva, Marine Underwriter Leader das operações de seguro do XL Group no Brasil. “Cerca de 215 milhões de toneladas de mercadorias passaram pelos portos e terminais brasileiros em 2013. E esse número tende a crescer, pois as empresas estão evitando o transporte rodoviário devido aos custos e ao índice de roubos nas rodovias do País. Portos e terminais também enfrentam o desafio de operar dia e noite para manter a competitividade. Entender os riscos envolvidos numa operação com estas características e ter uma estratégia de gerenciamento de riscos consistente é um fator chave para o sucesso. Acreditamos que a sólida capacidade, a experiência em subscrição e a habilidade na engenharia de risco marítimos que temos nos posiciona bem para enfrentar as necessidades da indústria de portos e terminais no Brasil atualmente e no futuro”.









