Com 78 anos de atuação, mais de 152 mil clientes ativos e cerca de 118 mil itens movimentados por mês, a Loja Elétrica, um dos maiores players do setor de materiais elétricos no Brasil, registrou avanços em produtividade e eficiência após a adoção do WMS (Warehouse Management System) da multinacional Senior Sistemas.
A implantação da tecnologia especializada em gestão de armazéns transformou a rotina do centro de distribuição de 20 mil m² em Belo Horizonte (MG). Entre os benefícios estão a otimização de processos, redução de custos e melhora na qualidade do atendimento a clientes que vão desde consumidores finais até grandes indústrias que operam sob contratos just-in-time.
Um dos resultados mais significativos foi a redução de até 70% no tempo médio de expedição. Antes, pedidos com até 45 itens podiam levar até 1h30 para serem preparados. Hoje, esse tempo caiu para cerca de 30 minutos, mesmo em cargas de grande volume, como as destinadas a carretas.

Outro avanço foi a reorganização logística do pátio e do fluxo de veículos. O controle automatizado proporcionado pelo WMS diminuiu congestionamentos e longas esperas, beneficiando o tráfego de aproximadamente 1.500 veículos por mês, entre caminhões, vans e frota interna.
O sistema também passou a integrar a gestão de 30 transportadoras e 10 caminhões próprios, responsáveis pelo abastecimento das 10 filiais, 6 lojas in company e demais canais de venda. Atualmente, o WMS está em fase de integração com o novo ERP da companhia, ampliando a visibilidade e o controle de ponta a ponta da cadeia logística.
“A operação conta com mais de 277 colaboradores diretamente envolvidos no WMS, distribuídos em dois turnos, impactando também a força de vendas, composta por mais de 340 profissionais. A tecnologia nos proporcionou segurança nos processos operacionais para atender às demandas multicanais com qualidade e previsibilidade”, afirma Nelviston Benfica.
Tecnologia como diferencial competitivo em uma operação multicanal
O WMS da Senior é altamente customizável e está integrado a cinco sistemas logísticos internos. Essa arquitetura digital robusta permite controle em tempo real de inventário, movimentação, conferência, separação e expedição — etapas essenciais para manter a eficiência em um cenário com alta variedade de itens, múltiplos canais de venda e demandas industriais que exigem precisão logística.
“A Loja Elétrica reforça seu posicionamento como referência em eficiência logística no setor de materiais elétricos, ampliando a capacidade de entrega com qualidade e confiabilidade, inclusive em operações críticas customizadas, como o fornecimento just-in-time para siderúrgicas e grandes indústrias”, finaliza Benfica.









