A Vports e a Comexport, gigante brasileira do comércio exterior que recentemente se tornou a maior empresa do Espírito Santo, firmaram um novo contrato que amplia em 16 mil metros quadrados a área de atuação e armazenamento da companhia no complexo portuário de Vitória e Vila Velha. O acordo marca mais um passo na expansão das operações portuárias do estado.
Com esse novo contrato — o 15º assinado pela Vports desde o início da concessão à iniciativa privada há três anos — o Espírito Santo passa a ter capacidade para receber mais de 200 mil veículos por ano, consolidando-se como principal ponto de entrada de automóveis importados no Brasil.
Além do aumento na movimentação de veículos, há expectativa de crescimento nas importações de máquinas, equipamentos e cargas especiais, que exigem operações logísticas específicas e de alta complexidade.

Parceria entre Vports e Comexport impulsiona logística automotiva
Em 2023, a Comexport tornou-se a primeira empresa a operar um Terminal de Veículos (TEV) dentro do porto, resultado de um contrato inovador firmado com a Vports. O sucesso da parceria anterior abriu caminho para o novo acordo, que amplia a capacidade de atendimento às demandas do mercado automotivo e de maquinários industriais.
“O contrato que viabilizou o Terminal de Veículos representou um avanço estratégico para a Comexport. Hoje temos, dentro do porto, um complexo logístico classificado entre os mais avançados do mundo, ampliado pela nova parceria, que acabamos de assinar. São investimentos que reafirmam a nossa confiança no Estado, na Vports, em nossos parceiros e na indústria automotiva brasileira”, afirmou Alan Goldlust, presidente da Comexport.
Expansão e investimentos fortalecem o porto de Vitória
Para Gustavo Serrão, diretor-presidente da Vports, o novo contrato reflete o trabalho desenvolvido nos últimos três anos para aumentar a produtividade, a flexibilidade e o dinamismo do porto. “Investimentos da ordem de R$ 600 milhões, realizados ao longo desse período em conjunto com as empresas parceiras, abrem possibilidades e fortalecem a vocação capixaba para a logística e o comércio exterior, tendo como um dos destaques na importação o setor automotivo”, declarou.
Serrão destacou que o contrato é parte de uma série de avanços recentes. Antes da concessão, apenas um novo contrato era firmado a cada quatro anos; agora, 15 novos acordos foram assinados desde que a Vports assumiu a gestão. Ele também ressaltou o reconhecimento obtido pelo grupo: “A Vports acaba de ser reconhecida como melhor empresa de serviços logísticos pelo anuário 200 Maiores e Melhores Empresas do Espírito Santo, do IEL/Findes”.
Recorde de importações e novos investimentos
De janeiro a setembro de 2025, o complexo portuário de Vitória registrou a chegada de 3,8 milhões de toneladas de cargas importadas, superando o total do ano anterior, que já havia sido recorde. “O crescimento na importação de máquinas e equipamentos é um dos destaques de 2025, com alta de 49%, e o novo contrato amplia ainda mais essas possibilidades”, completou Serrão.
A Vports também anunciou o aumento no número de balanças do porto de Vitória e Vila Velha, que passará de duas para oito unidades, todas em fase de alfandegamento. O investimento deve multiplicar por cinco a capacidade de recepção de caminhões, melhorando o fluxo logístico no terminal.
Projetos de revitalização e impacto social
Além dos investimentos operacionais, a Vports tem promovido ações voltadas ao desenvolvimento social e cultural do Espírito Santo. A empresa realizou a reforma dos armazéns do porto, com recuperação arquitetônica, limpeza das fachadas e nova pintura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.
Outro projeto de destaque foi a revitalização do muro do Porto de Vitória, transformado em uma galeria a céu aberto pelo artista capixaba Raí Bolzan, que celebrou a história portuária e a identidade cultural do estado.









