Especializada na armazenagem de óleos e produtos químicos, a Vopak Brasil acaba de inaugurar uma nova operação no terminal em Alemoa, Santos. A nova área amplia a capacidade em 37.200 metros cúbicos. O volume adicional estará distribuído em 12 tanques de 3.100 metros cúbicos cada.
Com o investimento, a empresa aumenta em cerca de 30% sua capacidade em Alemoa, que acompanha o aumento de atividade do Porto de Santos e antecipa a crescente demanda por armazenamento.
“Desta forma, a Vopak reforça seu compromisso com os clientes no Brasil, assim como sua posição na América Latina”, declara Frank Wisbrun, diretor-presidente da Vopak Brasil.
Atenta ao movimento de crescimento do comércio internacional e potencial para exportações, a empresa também anuncia a aquisição de um terreno de 20 mil metros quadrados na área de Alemoa. A área servirá para ampliar a tancagem, que atenderá à expansão de negócios de seus clientes e também cobrirá o enorme potencial de exportação do etanol brasileiro.
Os investimentos da Vopak ocorrem de forma integrada em todo o mundo. Além dos realizados no Brasil, a empresa também ampliou sua capacidade em terminais próprios em vários países. “Visualizamos um grande crescimento nas exportações de etanol brasileiro e também no comércio internacional de outros produtos como químicos, óleos vegetais entre outros”, projeta o diretor comercial da Vopak Brasil, Marcelo Villaça.
Em 2009, a capacidade global de armazenagem da Vopak chegou a 28,3 milhões de metros cúbicos. O crescimento foi resultado de um processo de aquisição e de construção de novos terminais, além da expansão de capacidade em terminais próprios. Em função da ampliação da demanda, a companhia já anunciou uma série de novos investimentos que envolvem 1,6 bilhão de euros até 2012, quando deverá chegar a uma capacidade de 31,3 milhões de metros cúbicos. O lucro operacional do Grupo subiu 20%, para EUR 385,3 milhões.









