A Vopak Brasil (Fone: 13 3295.1000) – operadora de terminais de tanques especializada em estocagem e manuseio de produtos químicos e óleos – anuncia a ampliação de sua capacidade de armazenagem em dois portos: Santos, SP, e Aratu, BA.
No terminal em Alemoa, Santos, a nova área já foi inaugurada e amplia a capacidade em 37.200 m3, sendo o volume adicional distribuído em 12 tanques de 3.100 m3 cada.
Com o investimento, a empresa aumenta em cerca de 30% sua capacidade em Alemoa, que acompanha o aumento de atividade do Porto de Santos e antecipa a crescente demanda por armazenamento. Além disso, a Vopak anuncia a aquisição de um terreno de 20.000 m2 ao lado do terminal, que servirá para ampliar a tancagem.
Já o terminal do porto de Aratu terá mais 13 tanques, que atenderão empresas químicas da região, adicionando 26.300 m3 à capacidade atual (64.300 m3), representando um aumento de 41%. A previsão de inauguração é março de 2011.
Simultaneamente, a empresa iniciou um processo de reconfiguração ou atualização de unidades industriais na área 1 do Terminal Aratu. O objetivo é otimizar e modernizar a operação dos 36 tanques, tornando-a mais ágil e racional, colaborando para aumentar a performance e a eficiência da planta.
"Acreditamos no crescimento da economia brasileira, uma realidade inequívoca que repercute na ampliação do comércio internacional e reforça o enorme potencial brasileiro para exportações. O reflexo deste cenário é o aumento de demanda dos clientes por armazenagem. O investimento da Vopak acompanha essa tendência e também cobrirá o forte potencial de exportação do etanol brasileiro", declara Frank Wisbrun, diretor-presidente da companhia.
Em função da ampliação da demanda, a Vopak já anunciou uma série de novos investimentos globais que envolvem 1,6 bilhão de euros até 2012, quando deverá chegar a uma capacidade de 31,3 milhões de metros cúbicos. Os investimentos ocorrem de forma integrada em todo o mundo. Além dos realizados no Brasil, a empresa também ampliou sua capacidade em terminais próprios em vários países. "Visualizamos um grande crescimento nas exportações de etanol brasileiro e também no comércio internacional de outros produtos, como químicos e óleos vegetais, entre outros", projeta o diretor comercial da companhia, Marcelo Villaça.
A Vopak opera 80 terminais com uma capacidade de armazenamento de mais de 28 milhões de metros cúbicos em 31 países, dos quais 0,9 correspondem a 13 terminais da Vopak América Latina, em sete países.
Etanol
A produção e o consumo de etanol devem mais que dobrar nos próximos dez anos, de acordo com estudo realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e apresentado pelo presidente da entidade, Marcos Jank, durante o Sugar and Ethanol Brazil 2010, realizado no último mês de março, em São Paulo. Jank avaliou que até 2020 o aumento na produção e no consumo atingirá a marca dos 150%.
"O etanol brasileiro é extremamente competitivo mundialmente e os participantes do mercado estão se movimentando para viabilizar todos os investimentos anunciados em produção e comercialização. O mercado e a produção interna local de etanol estão crescendo e há um potencial de aumento da exportação a partir do crescimento do uso de etanol na gasolina em outros países", finaliza o diretor-presidente da Vopak Brasil.









