Para facilitar a vida de transportadores, embarcadores e caminhoneiros, a Visa do Brasil (Fone: 11 2102.0300) acaba de lançar para o mercado nacional o cartão Visa Cargo, no qual as empresas podem carregar o valor do frete diretamente, possibilitando que caminhoneiros autônomos efetuem despesas durante toda a viagem.
O principal destaque do novo produto é que ele chega para substituir a Carta Frete, o que, segundo Percival Jatobá, diretor executivo de Produtos da Visa do Brasil, elimina a ação de intermediários, que descontam por volta de 20% dos valores dos pagamentos dos caminhoneiros.
Jatobá afirma que, com que este lançamento, a Visa pretende inovar o segmento de transportes no Brasil. Para isto, entre 2007 e 2008, na fase de estudos e desenvolvimento do Visa Cargo, a empresa contratou consultorias para poder se aprofundar nas pesquisas e descobriu que, atualmente, mais de 1.9 milhão de veículos são destinados ao transporte rodoviário de cargas, sendo que 55% deles pertencem a caminhoneiros autônomos.
Inclusive, um estudo apresentado por uma destas consultorias mostra que a maioria dos mais de um milhão de motoristas de carga rodoviária no país está às margens da economia formal. Com isso, um dos objetivos do lançamento do produto é incentivar a bancarização destes motoristas. Esta mesma consultoria apontou que o transporte rodoviário é responsável por 52% da carga movimentada no Brasil e que o mercado de frete tem potencial para movimentar US$ 47.7 bilhões, dos quais apenas US$ 13.8 são contabilizados na economia formal.
Todavia, o diretor executivo conta que a intenção da Visa não é lançar um produto que abranja, logo de imediato, a totalidade do mercado, já que, na visão dele, não existe produto perfeito. “O que temos a oferecer é uma plataforma que está e continuará sendo aperfeiçoada com a ajuda de parceiras como transportadoras, entidades do setor, etc.”, explica, citando Correios e Pamcary como alguns parceiros já firmados.
O Visa Cargo, além de substituir a Carta Frete, permite que o usuário pague despesas de viagem e cotidianas, como pedágio, borracharia, combustível, farmácia, restaurante e loja, entre outras. Ainda, pode ser usado como comprovante de renda e oferece o benefício de cartões adicionais, para que, mesmo a uma grande distância, a família do caminhoneiro tenha acesso ao seu pagamento.
Tantas funcionalidades só são possíveis por conta da tecnologia de chip usada no cartão. O chip funciona como a memória de um computador e comporta a instalação de diversos aplicativos. “É um produto 3 em 1. Nele, pode ser feito o carregamento dos valores do frete, além de funcionar como Vale Pedágio e opção de linha de crédito”, acrescenta Jatobá.
Como vantagens, a Visa garante que o Visa Cargo é aceito em mais de 1.600 estabelecimentos no Brasil – 29 milhões no mundo –, além de propiciar mais tranquilidade nas transferências de valores entre empresa e caminhoneiro e entre ele e seus familiares, e proporcionar melhores controles, processos otimizados e redução de custos operacionais para as empresas.
Ele conta que 2010 será um ano de introdução e consolidação do Visa Cargo no mercado brasileiro. Isto porque será necessário que haja um processo educacional junto aos caminhoneiros e empresas que adotarem o uso do produto. Desta forma, embora não revele números sobre perspectivas, a Visa espera que 2011 seja o ano do boom do Visa Cargo.
O produto está lançado inicialmente no Brasil. Contudo, representantes da Visa em outros países já estão buscando informações a respeito do Visa Cargo, que será aceito em outros países do Mercosul, por conta de muitos transportadores brasileiros terem operações rodoviárias nestes países.
A Visa do Brasil ingressou neste segmento em 2001, ao criar o Visa Vale Pedágio, aproveitando o embalo da lei da obrigatoriedade do vale pedágio, editada pelo Ministério dos Transportes no ano anterior. Em seguida, em 2002, a criação da NTT impulsionou este produto, segundo Jatobá.









