Vinte e cinco soluções são finalistas do IFOY Award 2023, o Oscar da Intralogística. Logweb é jurada

28/02/2023

A organização do IFOY anunciou os finalistas da edição 2023 do prêmio, considerado o Oscar da Intralogística. Do total de 39 candidatos, 23 empresas de sete países avançaram para a final com 25 produtos e soluções, incluindo sete startups.

São elas: Agilox, Combilift, Continental, Crown, DS Automotion, Hikrobot, IdentPro, Jungheinrich, Kemaro, Libiao Robotics, Mobile Easykey, Nimmsta, Raymond, Still, Volume Lagersysteme e Youibot Robotics. As startups são 1MRobotics, Chemovator (Loady), ff Fördersysteme, Hunic, Predimo, Sentics e sereact.

As empresas mostrarão suas soluções na auditoria IFOY nos dias 29 e 30 de março, que acontecerá em Dortmund, Alemanha, como parte do Test Camp Intralogistics. O evento de teste prático permite que os tomadores de decisão da indústria, comércio e setor de serviços testem as inovações selecionadas em 10.000 m² de espaço.

“O cenário será espetacular este ano, pois o júri alinhou o melhor do setor. As marcas mostram para onde a jornada da intralogística está se dirigindo: a tecnologia clássica de armazéns torna-se cada vez mais sofisticada. O comércio rápido, a robótica e a inteligência artificial estão trilhando seu caminho na logística e detalhes inovadores tornam a armazenagem mais eficiente, fácil e produtiva”, enfatiza Anita Würmser, presidente do júri do IFOY. Segundo ela, será uma decisão difícil.

Os jurados e suas equipes de assessores viajam para avaliar os finalistas. A Logweb é a única jurada das Américas a fazer parte. Os troféus cobiçados serão entregues no segundo semestre. Até lá, os resultados permanecerão em segredo, tanto para os finalistas quanto para o público.

Empilhadeiras para armazém

Cinco empilhadeiras para armazém operadas manualmente estão na final, sendo três na categoria highlifter e duas na categoria lowlifter. Concorre na categoria highlifter o Aisle-Master OP, da irlandesa Combilift, com altura de elevação de 12,1 metros e capacidade de carga de duas toneladas, combinando as vantagens de uma empilhadeira para corredor estreito com as de uma selecionadora de pedidos. O dispositivo combi também pode ser usado como uma empilhadeira convencional com pneus de borracha para aplicações internas e externas, como carregamento e descarregamento de caminhões.

Já a nova SP 1500, da americana Crown, ganha uma indicação ao IFOY antes mesmo de seu lançamento oficial. A selecionadora de pedidos completamente redesenhada tem alcance de 11,2 metros e capacidade de carga de até 1,25 tonelada. Com área de operador ergonômica e inúmeros detalhes, é direcionada não apenas para o picking tradicional, mas também para os requisitos do varejo e do comércio eletrônico.

As outras duas vagas são da Still, especialista em intralogística de Hamburgo. A PXV, selecionadora de pedidos vertical, possui altura de 14,5 metros e é equipada com inúmeros recursos de segurança e conforto, operando de forma confiável em corredores largos e estreitos graças às suas dimensões compactas. A outra solução é transpaleteira para operador a pé EHX 16. Com capacidade de carga de 1,6 toneladas, é adequada para transporte em caminhões e aplicações de última milha. Possui bateria de lítio-íon integrada, que ocupa menos espaço.

Na categoria lowlifter está a fabricante americana Raymond, com sua 8910 End Rider Pallet Truck. A robusta transpaleteira com capacidade para 3,63 toneladas foi projetada para garantir eficiência energética e pode ser adaptada a uma variedade de aplicações, incluindo armazenamento refrigerado, docas, carregamento e descarregamento ou viagens longas em Centros de Distribuição. Ela também promete inúmeras opções para melhor ergonomia e mais produtividade.

AGVs e AMRs

Quatro fornecedores avançaram para as finais no campo dos veículos guiados automaticamente (AGVs) e robôs móveis autônomos (AMR). O novo Agilox ODM, para dolly mover omnidirecional, do fornecedor austríaco Agilox, é um robô de logística inteligente para cargas de até 300 kg. Ele não requer qualquer infraestrutura adicional ou auxílios de navegação, pode girar enquanto está parado e permite a condução paralela. O primeiro veículo é implementado em menos de doze horas, cada adicional, em apenas 15 minutos. O público-alvo principal são as indústrias farmacêutica e eletrônica.

Já o AMR IL 1200, da Continental Automotive Technologies, é projetado para uso em armazéns ou centros logísticos, bem como em logística de produção com paletes pesados, como nas indústrias automotiva e metalúrgica. Com seu sistema de elevação integrado e várias opções de carroceria, transporta paletes com peso de até 1,2 toneladas a uma velocidade de dois metros por segundo.

O F4-1000C Forklift Mobile Robot, do fabricante chinês Hikrobot, tem capacidade de carga de uma tonelada, sendo uma alternativa às empilhadeiras convencionais de armazém. Com sua precisão de posicionamento, é especialmente adequado para uso 24/7 em corredores extremamente estreitos. Com sistema de controle robótico (RCS) interno, trabalha em conjunto com outros veículos.

Também da China é o Automatic Trolley AT100, da Youibot Robotics, composto pelo novo robô AT100 AMR e pelo sistema de gerenciamento de frota YOUIFleet. A combinação intuitiva de AMR e carrinho de picking por lotes para cargas de até 100 kg gerencia uma velocidade de 1,5 metros por segundo e foi desenvolvido especificamente para tarefas de sorting e picking, bem como para fluxos de trabalho de varejistas e 3PLs.

Robôs de intralogística

Três sistemas automatizados de armazém concorrem nesta categoria. O sistema PowerCube ultracompacto e escalável da Jungheinrich, de Hamburgo, se adapta a quase qualquer infraestrutura e dimensões de recipientes. Pode ser usado 24/7 em todas as indústrias e promete quatro vezes a densidade de armazenamento de estantes em alturas de até 12 metros. Os potentes shuttles de lítio-íon podem simultaneamente pegar dois recipientes de 50 kg e carregar durante a operação.

No sistema robótico de manuseio de recipientes Airrob, do fabricante chinês Libiao Robotics, os robôs podem “subir” nas prateleiras e armazenar, pegar, classificar e mover recipientes plásticos com peso de até 35 kg. A solução simples e eficiente é especialmente adequada para centros de microatendimento ou armazéns em uma linha de produção. O Airrob é ideal para comércio eletrônico, calçados, roupas, cosméticos, medicamentos e armazenamento de peças de produção.

O Volume DIVE, da Volume Lagersysteme, é um sofisticado sistema de armazenamento e picking baseado em robótica para alturas até 14 metros. Embora tenha sido desenvolvido para comércio rápido, ele também é uma alternativa a aplicativos miniload de alta energia. A capacidade pode ser de até 4.000 recipientes por hora. Na versão menor, ocupa apenas 16 metros quadrados.

Software de intralogística

Três soluções concorrem nessa categoria, entre elas o Indicador de Desempenho Chave para empilhadeira (FFZ-KPI), desenvolvido pela Mobile Easykey. Ele permite determinar a eficiência da frota de intralogística de forma independente do fabricante com apenas uma figura-chave e um sistema de semáforo visual.

Com o software de veículos Arcos, o fornecedor austríaco DS Automotion permite que os dispositivos sejam usados como AGV ou AMR. Com a ajuda da chamada “autonomia planejável”, as vantagens de ambas as tecnologias são combinadas.

Já o Sistema de Execução de Armazém da IdentPro promete até 30% maior produtividade. Ele usa sensores IoT nos veículos para tornar todos os processos de armazém visíveis no gêmeo digital em tempo real (RTLS). A solução de digitalização, que pode ser usada dentro e fora de casa, alcança localização precisa de centímetros (+/-10 cm) de mercadorias e veículos, uso colaborativo de caminhões industriais autônomos e tripulados e distribuição inteligente de ordens de condução.

Especiais do Ano

Três produtos estão competindo na categoria Especial do Ano. As Light Tags da Nimmsta são um novo método de pick-by-light que promete até 80% mais eficiência sem esforço de integração. A inteligência está no Industrial Smart Watch, que o trabalhador usa em seu corpo. Na app Nimmsta, uma localização de armazenamento é atribuída para cada Light Tag, que é simplesmente fixada com uma fita adesiva. Quando o trabalhador se aproxima, o Smart Watch e a Light Tag acendem na mesma cor e padrão.

Já o primeiro robô de limpeza a seco totalmente autônomo K900, do fornecedor suíço Kemaro, pode economizar 70% dos custos de limpeza, o que equivale a mais de US$ 37.000 por ano, cobrindo cerca de 10.000 metros quadrados. Os robôs compactos com sistema integrado de extração de pó navegam com a ajuda de sensores 3-D e limpam até as sujeiras industriais mais difíceis. Sua especialidade são grandes espaços internos.

Empilhar, digitalizar e transferir resultados para qualquer WMS pode ser feito pela câmera de garfos addedVIEW com função de digitalização de código de barras da Jungheinrich. A câmera full HD com software de processamento de imagem detecta se o código de barras está correto ou incorreto, mesmo em grandes alturas, à medida que passa. Um botão de reconhecimento perto do volante elimina a necessidade de scanners manuais e torna desnecessário o desempilhamento de mercadorias incorretas.

Startups

Sete startups também estão na final. A empresa israelense 1MRobotics foi selecionada com sua nano central de atendimento de mesmo nome para a última milha em varejo omnichannel. Os armazéns robóticos modulares são entregues em todo o mundo em contêineres padrão e estão prontos para uso imediato. O modelo de negócios é baseado em custos operacionais.

A jovem startup alemã ff Fördersysteme resolve um problema de armazenamento com seu sistema de transporte e acionamento 3D patenteado. A corrente 3D se adapta ao espaço e não vice-versa. Curvas, rampas, elevadores ou inclinações podem ser resolvidas em uma única trilha, eliminando a necessidade de sistemas de transporte modulares e economizando espaço, também abrindo possibilidades arquitetônicas. Um exemplo de aplicação seria em escadas rolantes curvas.

O fornecedor sereact promete um retorno sobre o investimento de seis meses com seu software AI para robótica autônoma pick-and-place. Processos de picking já treinados em simulação podem ser transferidos para novos cenários desconhecidos e integrados em sistemas de gerenciamento de armazém existentes em um único dia, sem programação de robô.

A Sentics, startup de Munique, entra na final da rodada IFOY com o primeiro sistema de localização em tempo real baseado em AI e óptico ORTLS para aplicações industriais. Sensores de infraestrutura, que precisam ser instalados apenas uma vez no ambiente industrial, detectam e localizam objetos, como empilhadeiras, pessoas ou máquinas, tornando essas informações disponíveis para gerentes de frotas, bem como veículos de transporte autônomos.

ComputerMyoGraphie by Predimo é uma ferramenta para avaliar os locais de trabalho em termos de ergonomia e eficiência de processos. Com a ajuda de software baseado na nuvem e 17 sensores IoT sobre roupas, um gêmeo humano digital pode ser usado para visualizar quais músculos e articulações estão realmente sob tensão no trabalho. Isso permite indicar a sobrecarga física como um indicador-chave de desempenho e determinar um ROI para ergonomia.

Com sua solução software-como-serviço Loady, a startup Chemovator (Loady) está entrando na corrida para um troféu IFOY. A Loady fornece requisitos padronizados para carregamento e descarregamento em locais industriais e serve como um banco de dados. Equipamentos a serem levados, documentos ou processos são gerenciados em um modelo de dados estruturado, servindo como fonte para todos os parceiros logísticos. Campos de texto livre ou arquivos Excel para licitações logísticas e requisitos de limpeza não são mais necessários.

Uma indicação IFOY também vai para o exoesqueleto passivo SoftExo Lift, da Hunic. O auxílio de levantamento e transporte montado no corpo é leve e eficaz, usando um princípio de mola para apoiar os músculos das pernas e costas ao levantar e transportar cargas até 21%, aliviando o corpo até 50% da carga e influenciando positivamente a postura ergonômica.

Compartilhe:
Veja também em Conteúdo
Prometeon inaugura Centro de Distribuição em Mauá, SP
Levu Air Cargo vai operar o primeiro Airbus A321 cargueiro da América Latina
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA) 
Grupo Emtel investe meio milhão em ações e programas ESG
TCP bate recorde de movimentação mensal pela 4ª vez em 2024
VW Caminhões e Ônibus inicia testes com caminhão movido a biometano

As mais lidas

Nada encontrado