A videotelemetria vem ganhando destaque como ferramenta estratégica para aumentar a segurança viária e reduzir custos na gestão de frotas. Com base em tecnologias embarcadas e análise de dados, a solução permite monitorar o comportamento dos motoristas em tempo real, ajudando empresas a prevenir acidentes e otimizar operações.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os acidentes de trânsito causam prejuízo anual de R$ 50 bilhões no Brasil. Estima-se que 90% dessas ocorrências resultem de falhas humanas, como imprudência ou desatenção. Diante desse cenário, o uso de sistemas de videotelemetria tem se mostrado essencial para mitigar riscos.

Para Nilton Costa, diretor de produto da Delta Global, os benefícios vão além da segurança. “Tecnologias como a videotelemetria permitem o monitoramento constante do comportamento do condutor e do ambiente ao redor do veículo, identificando sinais de risco como sonolência, uso do celular e iminência de colisões. Além das economias indiretas com a redução de afastamentos por lesões, ela também ajuda a evitar fraudes, reduz o uso de franquias de seguro, minimiza o desgaste da frota e contribui para a economia de combustível”, afirma.
Entre os recursos utilizados está o Delta Fleet Cam, módulo da plataforma de gestão de frotas da Delta Global. A solução une inteligência embarcada e telemetria veicular, cruzando dados como velocidade, frenagem e aceleração com imagens captadas pelas câmeras e perfis comportamentais dos condutores. Com isso, é possível gerar alertas automatizados e relatórios personalizados, permitindo decisões mais rápidas e assertivas.
Segundo Costa, a análise automatizada facilita o direcionamento de treinamentos e reduz o tempo de resposta às ocorrências. “É a inteligência do sistema que transforma dados brutos em ações práticas e preventivas”, ressalta.
Outro destaque da videotelemetria é o ranking de motoristas, que organiza os condutores de acordo com o nível de risco e o tempo de condução. Com apoio de registros visuais, as empresas conseguem fornecer feedback individualizado e mais eficiente. “Com a videotelemetria, esse ranking ganha uma camada visual que facilita o entendimento do contexto de cada evento, o que contribui para um feedback mais individualizado, humaniza a gestão e fortalece as ações de capacitação. As empresas podem usar essas informações para reconhecer boas práticas, corrigir comportamentos de risco e até criar programas de incentivo baseados em performance”, conclui Costa.









