A empresa alemã Viastore Systems chegou ao Brasil recentemente e já está com sua linha de produtos voltados à intralogística disponível no mercado. As novidades chegaram no segundo semestre de 2012, mas é neste ano que a companhia massificou seu projeto de vendas e divulgação das soluções. Entre os lançamentos estão os transelevadores e as estações de picking e WMS, além dos softwares.
Consolidada no mercado global com atuação em vários países europeus, além dos Estados Unidos e da China, a Viastore está utilizando sua chegada ao Brasil como porta de entrada na América Latina. De acordo com o presidente da companhia no País, Paulo Franceschini, o ingresso no mercado brasileiro foi um curso natural, dado o crescimento da intralogística no Brasil. É daqui que a empresa pretende atingir os países vizinhos.
O sistema de picking HPPS, além das soluções WMS viad@t e os transelevadores viaspeed e viapal são os principais destaques em 2013. Para Francheschini, é na complexidade do sistema de picking, por exemplo, que a Viastore mostra seu diferencial. “O ganho com a solução HPPS é notável. Temos benefícios de 40% em desempenho e 70% em espaço com esse sistema”, avalia o executivo.
A companhia também destaca o método de como é feito todo o processo de implantação do sistema. As empresas levam os “problemas” para a Viastore, que estuda como resolver o gap apresentado. “O comum é o cliente ter um volume determinado de produtos e nos questionar sobre a automatização desta quantidade. Nós identificamos e adequamos a necessidade com base na avaliação dos nossos engenheiros de venda. É por isso que classificamos cada projeto como específico”, complementa.
No processo de desenvolvimento do projeto, a Viastore leva o pedido até à Alemanha. Lá é feita a mudança do estado de concepção para o desenho. O custo aproximado também é revelado para o cliente avaliar seu orçamento.
O presidente afirma que o sistema de negociação não é simplesmente como a comercialização de um produto. “Nós nos colocamos como consultores e não apenas vendedores de produtos. Fazemos todo o estudo personalizado da dificuldade do cliente, projetamos a solução e desenvolvemos para fechar o negócio”, afirma Franceschini.
A Viastore ressalta os segmentos de food e frozen, independente da atuação regional, como focos prioritários. No entanto, o presidente salienta que a companhia não está “fechada” para outras empresas que estejam buscando soluções de automação intralogística.
Acompanhe a cobertura completa da CeMAT 2013 na próxima edição da Revista Logweb (Ed. nº 134).









