A Ultracargo concluiu a maior operação de sua história no Terminal de Vila do Conde, no Pará, movimentando 47 mil metros cúbicos de diesel e óleo diesel marítimo em uma ação logística que combinou atracação noturna, múltiplos carregamentos de barcaças e movimentações simultâneas entre navio e tanque. Realizada por meio da solução ship to barge, que transfere a carga diretamente do navio para barcaças, a operação gerou ganhos operacionais relevantes e reforçou o papel estratégico do terminal como hub logístico no Arco Norte.
Entre os destaques, a operação incluiu atracação noturna em um dos berços, reduzindo custos de demurrage; descarga simultânea para tanques em terra e barcaças, otimizando o tempo do navio; atracação de três barcaças por dia durante dois dias consecutivos — superando a antiga limitação de uma por dia —; e a maior operação de ship to barge já registrada na unidade, com sete balsas atracadas de forma consecutiva.
Essas medidas resultaram em redução de 28% no tempo de operação do navio, economia de pelo menos uma diária de demurrage e diminuição de tarifas portuárias. Além dos benefícios financeiros e de eficiência, a ação manteve o foco na segurança e na entrega de valor ao cliente.

Crescimento e inovação no Arco Norte
O recorde de movimentação é fruto de um processo contínuo de expansão da Ultracargo no Arco Norte. No início de 2025, a empresa já havia ampliado a janela de atracações e desatracações no Terminal de Vila do Conde e realizado operação inédita de ship to barge utilizando as linhas do píer para transbordo direto navio-balsa, sem necessidade de bombeio para tanque.
Segundo Fulvius Tomelin, presidente da Ultracargo, “com movimentações mensais cada vez mais robustas, o terminal vive um momento de consolidação e avanço contínuo. Estamos ampliando nossa capacidade de responder com agilidade às demandas dos clientes, por meio de soluções integradas, inovação e foco em entregas concretas”.









