A TA – Transportadora Americana acaba de lançar o livro: Transportadora Americana 70 anos de História, que traz a trajetória da TA, uma das mais importantes empresas de transporte do país. O livro faz parte da campanha "Em 70 Anos Muita Coisa Mudou, Mas o Melhor Continua”, iniciada em março deste ano com a criação de um selo e investimentos em diversas áreas da empresa para comemorar os seus 70 anos.
Transportadora Americana 70 anos de História começa contando como os irmãos Hugo e Carlos Luchiari, juntamente com o primo Affonso Panzan adquiriram, em 1941, o primeiro caminhão da frota: um Chevrolet Gigante para ajudá-los no dia a dia dos armazéns de secos e molhados.
O Gigante fazia o trecho Americana-São Paulo vazio e voltava com suprimentos para o armazém. Um dia, o proprietário da Indústria Têxtil Thomaz Fortunato, de Americana, descobriu que seria muito mais vantajoso trazer de São Paulo os fios das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo junto com as cargas do armazém, já que o trem demorava 15 dias para fazer o trajeto que o caminhão fazia em menos de 24 horas.
A partir dai, o livro mostra a evolução da TA, que é contada ao longo de 64 páginas com ilustrações, fotos da frota, em várias épocas, além de curiosidades como a imagem da carteira de habilitação de Joaquim Amarante, o primeiro motorista contratado pela empresa, além da história do CORUJÃO, que cruzava as rodovias Anhanguera e Dutra, servindo de modelo de profissionalização do transporte rodoviário noturno para outras empresas.
Segundo os diretores Carlos Panzan e Celso Luchiari, a ideia é compartilhar um pouco da história da empresa desde a chegada do Gigante até a expansão da frota, novas rotas, filiais e prêmios, que conquistaram ao longo dos últimos 70 anos. “Relembramos projetos pioneiros, conquistas e ousadias que fizeram da TA a empresa que é hoje, sempre alinhada com o que há de mais moderno para proporcionar segurança e agilidade no transporte rodoviário de cargas”, diz Luchiari.
O livro é uma realização da Transportadora Americana com incentivo da Scania e Bellini Cultural. Para a realização do projeto foram necessárias pesquisas no acervo da TA, revistas, jornais, federações e sindicatos, além dos diversos colaboradores da empresa que concederam entrevistas e disponibilizaram imagens e informações de arquivos pessoais.









