A Total Express, especializada em entrega de produtos comercializados via marketing direto e Internet, conclui o processo de expansão de suas operações em todo o país. A primeira parte do processo foi a mudança para uma nova sede, localizada na divisa dos municípios de Barueri e Jandira, na Grande São Paulo. Do antigo centro de distribuição em Alphaville, também em Barueri, com 5.000 m2, a Total transferiu sua matriz para um condomínio com dez módulos e 12.500 m2 de área.
Segundo o diretor-executivo Marcos Monteiro, a expansão foi necessária para suprir o aumento de demanda, em todas as áreas de atuação da empresa, gerada pela entrada de novos clientes. “Só no ano passado, a Total aumentou sua carteira de clientes em 20%, diversificando o atendimento em segmentos importantes, como os de livros e revistas e artigos religiosos, crescendo também sua participação no comércio B2B”, lembra ele.
A empresa, que comemora 15 anos de fundação, realiza hoje mais de 5 milhões de entregas/ano, número que deverá aumentar 30% com a entrada dos novos clientes. A nova sede tem 9.000 m2 de área destinados ao segmento de fulfillment, que compreende as atividades de armazenagem, picking e packing, e 3.500 m2 utilizados pelos setores de preparação e distribuição das encomendas. Para a armazenagem dos produtos, há 5.500 posições-paletes disponíveis. Já a área de distribuição conta com 24 docas que comportam desde caminhões de pequeno porte até carretas. Para agilizar o processo de entregas, há também duas passagens específicas para a distribuição de fracionados.
A mudança veio acompanhada de grandes investimentos também na área de tecnologia. Tanto as operações de distribuição como de fulfillment contam agora com Coletores de dados web Intermec. A nova matriz está toda equipada com sistema wireless de última geração, que permite o uso de computadores, coletores de dados e outros aparelhos sem fio em qualquer local da empresa. “Com isso, ganhamos, principalmente, mais agilidade no processo de conferência de carga”, diz Sergio Monteiro Jr, que coordenou o processo de implementação da nova tecnologia.
Novas filiais
O processo de expansão das atividades da empresa no país foi consolidado com o crescimento das operações no Rio de Janeiro e a abertura de filiais em várias capitais e cidades importantes dentro do Estado de São Paulo.
O CD do Rio de Janeiro está pronto a realizar também as atividades de armazenagem. Para isso, a filial foi transferida de um galpão de 1.100 m2, em Ramos, para um condomínio com 2.600 m2 na Pavuna. O novo espaço dispõe de 20 docas e 1.000 posições porta-paletes.
Além disso, o departamento comercial da empresa no Rio foi aumentado, com o objetivo de captar novos clientes. “O Rio tem forte demanda por serviços de armazenagem e temos uma boa perspectiva de aumento dos negócios por lá”, diz o gerente comercial da Total, Sérgio Brito. A filial carioca realiza, mensalmente, 10 mil entregas com origem no Rio de Janeiro.
Já estão em operação as novas filiais de Salvador, São José dos Campos, SP, e Santos, no litoral paulista. Além destas, a empresa já possui filiais em Campinas e Belo Horizonte. “Até hoje, operávamos com agentes terceirizados em todas essas praças. Agora, com a estrutura própria, atenderemos de forma mais completa nossos cliente em todo o país”, explica Monteiro.
Entre os clientes atendidos pela Total estão Wal-Mart, B2W, Saraiva, Fnac, Netshoes, BestshopTV, Canção Nova e Goorila.









