A Toledo do Brasil investiu mais de R$ 1,5 milhão na ampliação do seu serviço de calibração de balanças rodoviárias e ferroviárias. A empresa adquiriu seis novos caminhões equipados com instrumentos de calibração de última geração. Os caminhões possuem tecnologia Volkswagen. “Com esta aquisição, vamos intensificar o atendimento às empresas que utilizam nossos serviços nas filiais de Campo Grande, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Goiânia, Salvador e Cuiabá”, informa Luiz Morato, Gerente Nacional de Assistência Técnica da Toledo.
A partir de agora, a frota da Toledo passa a ser composta por 26 caminhões de calibração. Denominados de UMC (Unidade Móvel de Calibração), os veículos foram projetados para calibração de balanças de grandes capacidades. São equipados com guincho, motor de alta potência, pesos-padrão e aparelhagem para testes. O trabalho de calibração nas empresas é realizado por um técnico com auxílio do motorista do caminhão. São realizados 4 testes diferentes que verificam a exatidão e a precisão, o posicionamento da carga em diferentes regiões da balança, a resposta em relação a cargas elevadas e a fidelidade do equipamento.
Segundo Morato, a calibração em balanças rodoviárias e ferroviárias deve ser feita periodicamente para garantir a confiabilidade nas operações de entrada e saída de mercadorias das empresas. Também é importante para que o cliente atenda aos requisitos dos órgãos fiscalizadores para evitar multas e possíveis interdições dos equipamentos.









