A TNT (Fone: 11 3573 7700) anuncia a unificação de sua identidade visual. A cor laranja e o logotipo TNT já estão compondo toda a comunicação visual da TNT Araçatuba, resultante da aquisição do Expresso Araçatuba pela TNT, em 2009. A marca identifica uma das unidades de negócios da empresa que engloba os serviços de transporte rodoviário doméstico e carga aérea nacional com forte atuação nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Além da TNT Araçatuba, a TNT tem no Brasil as marcas TNT Mercúrio (resultado da aquisição do Expresso Mercúrio, em 2007, e que compreende os serviços de transporte rodoviário doméstico e carga aérea nacional, com forte atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste) e a TNT, que engloba serviços internacionais de remessas expressas para mais de 200 países.
Com a unificação, os veículos terão de um lado a marca TNT Araçatuba e, do outro, TNT Mercúrio. "O nosso objetivo é que o cliente identifique a TNT como um fornecedor único de diversos serviços de transportes", explica Roberto Rodrigues, presidente da companhia.
Segundo o profissional, a ideia é prevalecer só a marca TNT, mas a mudança é gradual. "O importante é respeitar o valor das marcas locais, valorizando-as. A experiência com a Mercúrio foi muito positiva. Tivemos um grande reconhecimento", diz, acrescentando que a ideia com a Araçatuba é replicar o conceito utilizado com a Mercúrio.
Aquisição e integração
A TNT Araçatuba representa um terço do negócio da empresa no Brasil. Com a aquisição, a TNT cresceu 30%. Toda a estrutura da Expresso Araçatuba foi incorporada pela TNT, e os clientes, basicamente, são os mesmos. Agora, a empresa passa a atuar em todos os estados e municípios, contando com franquias em algumas localidades, ou seja, utilizando veículos terceirizados de companhias parceiras.
Sobre o processo de integração dos sistemas, Rodrigues diz que o início foi em maio, e, em 2011, a empresa toda irá operar com o mesmo sistema. "Também buscamos um padrão único de atendimento, unificando o ponto de contato do cliente", explica.
A próxima etapa é a integração de tecnologias no processo de carga com o uso de etiquetas de código de barras em todas as caixas. Com isso, o cliente saberá, por meio da internet, o status da encomenda.
Com o sistema próprio integrado ao ERP, será possível realizar a leitura do código de barras, o escaneamento e até mesmo a automação de algumas partes do processo.
Para 2010, a empresa espera crescer entre 10% e 15%.
International Road Express
O já conhecido serviço International Road Express, oferecido pela TNT, terá sua cobertura ampliada, ainda este ano, para países como Peru e Bolívia. O serviço interliga Brasil, Argentina e Chile com operações porta a porta e tempo de entrega definido, envolvendo mais de 30 cidades em 3.000 quilômetros nos três países.
Segundo Rodrigues, o International Road Express prima por características como cobertura nos três países, segurança, entregas porta a porta e com opção de rápido desembaraço aduaneiro para os clientes. "A rede oferece possibilidade de rastreamento da carga, monitoramento de todos os veículos, permitindo a máxima visibilidade e segurança da remessa para o cliente. Um dos grandes diferenciais é a estrutura desse serviço, projetada para oferecer dias programados de partida dos caminhões, melhorando, dessa forma, o tempo de trânsito na região", explica o profissional.
Ele acrescenta que a aquisição do Expresso Araçatuba representa um passo estratégico para a ampliação do International Road Express, uma vez que a empresa já tinha uma atuação importante no transporte rodoviário internacional para outros países da América do Sul. "A aquisição da empresa chilena LIT Cargo, em fevereiro de 2009, também contribuiu com mais uma etapa do planejamento da TNT para tornar-se líder na região", afirma.









