Terminal portuário investe em tecnologia Cisco para otimizar operação

07/08/2015

O Tecon Suape, terminal do Porto de Suape, em Pernambuco, investiu na tecnologia Cisco para otimizar sua operação. O terminal implantou a central de comunicação Cisco Business Edition 6000 (Cisco BE6000), um pacote de soluções avançadas de colaboração, e a arquitetura Cisco Prime, que oferece gerenciamento completo do ciclo de vida de redes cabeada e sem fio. O Tecon Suape também renovou seus switches core e borda com a tecnologia Cisco, aumentando a disponibilidade da rede, reduzindo custos e agilizando processos.

O Tecon Suape é um dos principais terminais do Porto de Suape, um dos mais movimentados do Nordeste do Brasil. Implantado em uma área de 380 mil metros quadrados, o terminal atua na operação de contêineres e carga geral, e tem na comunicação uma ferramenta fundamental para o provisionamento de serviços alfandegários para importadores e exportadores. A companhia faz parte do grupo filipino ICTSI – International Container Terminal Service Inc., presente em mais de 20 países.

O projeto da Cisco incluiu a substituição da antiga central analógica de PABX e a segmentação das redes. Além da central Cisco BE6000 integrada ao IP Communicator e ao Jabber (aplicações de colaboração da Cisco), o Tecon está utilizando a telefonia IP da Cisco (CiscoUnified IP Phone), sendo que a infraestrutura roda no servidor Cisco Unified Computing System (UCS).

Já na infraestrutura de redes, foram utilizados switches Cisco da linha Catalyst combinados com a ferramenta de gerenciamento Cisco Prime. Com a tecnologia, que integra as soluções Prime LAN Management Solutions (LMS) e o Cisco Prime Network Control System (NCS) em um único pacote, foi possível elevar a capacidade de tráfego para 10GB, além de facilitar o gerenciamento do Wi-Fi e simplificar o monitoramento. Somado aos benefícios da modernização da comunicação, o projeto melhorou a eficiência operacional e o fluxo de atividades do terminal portuário.

Dado o tamanho do Tecon Suape nem todos os setores eram atendidos com o cabeamento de telefonia analógica. Além disso, com o aumento da movimentação do terminal, as operações de carga e descarga de contêineres, que são realizadas com coletores via Wi-Fi, vinham demandando mais capacidade de rede.

“Com a telefonia IP e a atualização das redes com a tecnologia Cisco, foi possível diminuir o delay nas informações, aprimorar a comunicação entre os setores e reduzir custos e deslocamentos desnecessários”, afirma Diogo Santos, Supervisor de Infraestrutura Sênior do Tecon Suape.

“A modernização da infraestrutura dos portos brasileiros está na pauta do dia e a tecnologia pode ser um de seus maiores aliados”, aponta Ana Claudia Plihal, diretora de Commercial da Cisco do Brasil. “Com soluções de colaboração avançadas, como as da Business Edition 6000 e a excelência da arquitetura de rede da Cisco, é possível produzir mais com menos, aumentando a produtividade. Estamos muito satisfeitosem poder contribuir para a modernização do Tecon Suape e para o desenvolvimento do Porto de Suape como um todo”, afirma executiva.

A implantação e o serviço de suporte ficaram ao cargo da QE2 Tecnologia, parceira certificada da Cisco. A integradora sugeriu a tecnologiaCisco durante a concorrência do terminal e seu projeto acabou vencedor por reunir todas as especificações do Tecon Suape com o melhor custo-benefício do mercado.

Compartilhe:
savoy
Veja também em Conteúdo
A Logweb deseja a todos um 2025 de muito sucesso e saúde!
Vale-Pedágio Obrigatório passa a ser 100% digital em 2025
Randoncorp | Fundo Natura Ventures realiza primeiro aporte na startup de logística Abbiamo, investida da RV
Azul Cargo Express transporta 580 mil toneladas de mercadorias do agronegócio brasileiro para o exterior
3 tendências para o mercado de tecnologia para 2025
J&T investe R$ 14 milhões e aumenta capacidade de processamento de pacotes em 32%

As mais lidas

Nada encontrado