Geradora de empregos, recursos e desenvolvimento, a indústria é apontada também como uma das maiores produtoras de poluentes e resíduos. Empresas que adotam ações sustentáveis em suas operações destacam-se dos concorrentes com um diferencial de competitividade, responsabilidade e inovação.
Dentro da tendência mundial de remodelação dos processos de produção, alinhada ao conceito de ESG (governança ambiental, social e corporativa), a adoção de equipamentos e soluções tecnológicas para reduzir as emissões de gases e poluentes é imprescindível para as indústrias.
Equipamento-chave dentro um projeto logístico por proporcionar agilidade no transporte/armazenamento de mercadoria, otimização de tempo e melhoramento do espaço, as empilhadeiras também evoluíram para modelos mais sustentáveis, como as elétricas, que são movidas a uma bateria recarregável e não emitem gases poluentes.
No mercado de empilhadeiras há 29 anos, a Imparpec, empresa de Campinas (SP), loca equipamentos à combustão e elétricos, com a tecnologia Softrack de telemetria embarcada, potencializando seu desempenho. Com dez anos de parceria, a Imparpec loca, atualmente, empilhadeiras para cinco diferentes empresas, com a tecnologia Softrack para gestão de frotas baseada em telemetria.
Fernando Santos, gerente operacional da Imparpec, destaca as vantagens da empilhadeira elétrica. “Empilhadeiras movidas a eletricidade não emitem gases poluentes na atmosfera e, portanto, são ambientalmente mais amigáveis e sustentáveis. Além disso, produzem menor poluição sonora, têm a possibilidade de preparação exclusiva para a atuação em frigoríficos e câmaras frias e demandam menos gastos com manutenção”, pontuou.
Ele ressalta também a vantagem da tecnologia Softrack neste modelo de empilhadeira. “Com a tecnologia embarcada, nossa gestão de custo, tempo e otimização fica muito mais preciso. Além da segurança que a tecnologia traz para quem opera e quem aluga”, observa.
Tecnologia Softrack
Utilizada por grandes empresas da indústria automotiva, de máquinas pesadas, siderúrgica, indústria alimentícia, química, farmacêutica, portos, centros de distribuição e varejo em geral, a tecnologia Softrack otimiza gestão de frotas de empilhadeiras baseada em telemetria. O sistema é composto por soluções cloud e equipamentos eletrônicos instalados diretamente nos veículos e permite à empresa redução de mais de 25% de custos na gestão das empilhadeiras, além de aumentar a vida útil das máquinas, aumentar a segurança no trabalho através do checklist eletrônico e garantir a transparência na operação.
“Com a nossa tecnologia, pretendemos continuar contribuindo para a diminuição da emissão de gases tóxicos através da melhor gestão dos recursos, além do maior bem-estar para está diretamente ligado à operação das empilhadeiras, através do contínuo aumento da segurança no trabalho”, ressalta Menotti Franceschini, CEO da Softrack.