Tecnologia e sustentabilidade moldam o futuro da logística rodoviária nacional

17/08/2023

A logística rodoviária nacional  tem impacto direto na economia do Brasil, cerca de 2/3 de todo o transporte brasileiro é feito via rodovias, enquanto nos Estado Unidos o número não chega a 1/3. Mas, depois da pandemia, o setor tem passado por novos desafios e enfrentado mudanças significativas para atender às novas demandas do consumidor, que está cada vez mais conectado. Desde mudanças na infraestrutura  até inovações tecnológicas, essas transformações modificam o funcionamento atual da logística.

Neste contexto, Bruno Cairo, CEO da Bulog, plataforma de logística que atua diretamente como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, aponta os pontos essenciais sobre o funcionamento e perspectivas futuras do setor, relacionados a tecnologia, sustentabilidade, infraestrutura e legislação.

Com os avanços constantes da tecnologia, ela se tornou um ponto catalisador para a entrega eficiente e rápida. “Sistemas de gestão de frotas, rastreamento em tempo real e otimização de rotas por meio de algoritmos avançados transformaram a eficiência das operações. Hoje, é possível ter uma comunicação mais rápida e precisa entre as partes da cadeia de suprimentos”, diz o empresário.

Além das inovações tecnológicas, a conscientização ambiental e a procura do consumidor por empresas que têm em suas agendas o meio ambiente tem levado negócios do setor a se tornarem cada vez mais sustentáveis. “Empresas ao redor do mundo têm buscado reduzir as emissões de carbono, por exemplo. Adotam medidas mais “limpas” para o meio ambiente, como veículos elétricos”.

Mesmo com um novo cenário sendo construído para a logística rodoviária, problemas antigos como a mudança frequente na legislação do setor ainda existem. “A logística rodoviária também está sujeita a regulamentos rígidos, incluindo  peso, limites de velocidade e requisitos de segurança. O cumprimento destas regras é essencial para garantir a segurança rodoviária e evitar penalizações. Mas, é essencial manter-se atualizado, pois novos decretos, regulamentações e demais alterações legislativas surgem com frequência”, complementa Bruno.

Compartilhe:
615x430 Savoy julho 2025
Veja também em Conteúdo
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Pesquisa revela avanço na conscientização dos caminhoneiros e maior identificação de exploração sexual nas estradas
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Prêmio NTC destaca os melhores fornecedores do transporte rodoviário de cargas do Brasil em 2025
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Grupo Lebes aposta em verticalização e logística avançada para sustentar expansão no Sul do país
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
Diagnóstico inédito sobre seguros portuários revela entraves e riscos climáticos em terminais autorizados
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
LTP Capital assume controle da ABC Empilhadeiras e amplia atuação na locação de equipamentos
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado
Fulwood conclui primeira fase de condomínio logístico em Pouso Alegre (MG) 100% locado

As mais lidas

01

Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais
Tendências que vão redefinir a logística em 2026: tecnologia, integração regional, sustentabilidade e novos fluxos globais

02

Demanda global por transporte aéreo de carga cresce 2,2% em maio, segundo IATA
Demanda global de carga aérea cresce 4,1% em outubro e marca oito meses de alta

03

Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg
Concessões de rodovias em 2026 somam R$ 158 bilhões e ampliam segurança nas estradas, analisa Sinaceg