A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, deu início neste domingo (22) a uma nova linha semanal de cabotagem, operada pela Mercosul Line. A rota, batizada de serviço Puma, estabelece conexão entre os portos de Buenos Aires, Montevidéu, Mar del Plata, Itajaí, Paranaguá e Santos, reforçando a malha logística da América do Sul.
Com duas embarcações, a nova linha expande o portfólio da TCP, que passa a contar com três serviços de cabotagem e 25 linhas marítimas regulares, tornando o terminal o maior concentrador de escalas marítimas do país. A operação inaugural foi realizada pelo navio Mercosul Santos, de 210 metros de comprimento, 30 metros de largura e capacidade para quase 2.500 TEUs, com cerca de 500 tomadas para contêineres refrigerados (reefer).

A expectativa é de que o serviço movimente, em média, mais de 1.700 TEUs por escala, abrangendo cargas de exportação e importação de setores como automotivo, metalúrgico, plástico, alimentício e eletromecânico. Produtos como laticínios, borracha, cobre, zinco e alumínio devem compor a principal pauta de movimentação.
Segundo Carolina Brown, gerente comercial de armadores da TCP, “com essa nova conexão, fortalecemos a integração entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai, oferecendo uma rota eficiente e sustentável para o transporte de cargas. É uma solução que amplia as possibilidades logísticas dos nossos clientes e reforça o papel de Paranaguá como elo fundamental no comércio sul-americano”.
A cabotagem, utilizada para o transporte entre portos de um mesmo país, é reconhecida por ser mais econômica, segura e ambientalmente eficiente, emitindo menos gases de efeito estufa em comparação a modais rodoviários. O serviço Puma, além disso, promove uma integração direta com os países do Mercosul, conectando indústrias e mercados regionais de maneira estratégica.









